Cotidiano

Samper compara eleição de Trump à ?chegada de Godzilla à política mundial?

2015 816082819-2015 815946992-dscn4943_a.jpg_20150512.jpg_20150513.jpgPARIS ? O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, comparou nesta terça-feira uma eventual eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos com ?a chegada de Godzilla à política mundial? e se disse aterrorizado diante desta perspectiva.

Em uma entrevista à AFP em Paris, o ex-presidente colombiano (1994-98) afirmou que a eleição de Trump seria ?retornar ao passado, ao imperialismo cru, ao fanatismo religioso?.

E indicou que na Unasul, a organização que reúne os 12 países da América do Sul, já existe uma reflexão sobre a eventualidade de que Trump, que só espera sua indicação formal como candidato republicano para as eleições de novembro, vença a provável candidata democrata Hillary Clinton.

? É claro (que estamos refletindo). Não apenas refletindo, mas aterrorizados, aterrorizados ? declarou Samper, que comparou o magnata a Godzilla, o monstro que há mais de meio século espalha o pavor nas telas de cinema.

Trump varreu todos os seus adversários nas primárias republicanas, em uma campanha na qual não hesitou em insultar mulheres, mexicanos e muçulmanos. Entre suas promessas figuram a construção de um muro na fronteira sul, fazendo o México pagar por ele, e expulsar dos Estados Unidos 11 milhões de imigrantes ilegais, em sua maioria de origem latino-americana.

O pré-candidato declarou na última semana ter conseguido os delegados necessários para garantir a nomeação do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro, um feito que poucos consideravam possível há um ano.

? Acredito que (Trump) representa o que existe de mais mesquinho na política americana ? disse Samper, também comparando o magnata ao best-seller dos anos 1950 (adaptado ao cinema) ?Quando irmãos se defrontam?, que satiriza a arrogância e a incompetência de um diplomata americano em uma intervenção militar no Sudeste Asiático. ? Ele representa todos os capítulos deste livro.

Samper realiza uma viagem pela Europa que já o levou ao Vaticano, onde na semana passada foi recebido pelo Papa Francisco. Na França, participa do lançamento de uma Semana da América Latina e do Caribe, paralela a um Fórum sobre a região organizado pela OCDE.