Saúde

Sambista Nelson Sargento morre aos 96 anos, vítima da covid-19

O sambista estava internado no Inca (Instituto Nacional do Câncer), desde quinta-feira (20)

Sambista Nelson Sargento morre aos 96 anos, vítima da covid-19
Um dos ícones da música brasileira, o cantor, compositor e presidente de honra da escola de samba Mangueira, Nelson Sargento, nos deixou aos 96 anos, nesta quinta-feira (27), vítima da covid-19. O sambista estava internado no Inca (Instituto Nacional do Câncer), desde quinta-feira (20).
Segundo o hospital, Nelson Sargento chegou ao Inca com um “quadro de desidratação, anorexia e significativa queda do estado geral. Ao chegar na unidade, foi realizado o teste de covid-19, que apontou positivo.
Uma das canções marcantes da carreira do sambista foi “Agoniza mas não morre”. Essa foi a música mais gravada por outros intérpretes e a mais tocada de autoria do artista nos últimos cinco anos, de acordo com um levantamento feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
O estudo aponta que, no top 5 das músicas de autoria de Nelson Sargento mais tocadas nos últimos anos, também estão “Encanto da paisagem”, “Falso amor sincero”, “De boteco em boteco” e “Triângulo amoroso”.
Com um repertório que marcou a história da música brasileira, Nelson Sargento conta com 99 obras musicais e 262 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. O artista era filiado há mais de 20 anos à Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes), uma das associações de música, que administram o Ecad.
“Estamos extremamente comovidos com a partida de Nelson Sargento. Além de toda a importância para a música e cultura brasileira, fazia parte da família Abramus e estava conosco há mais de 20 anos. Nelson Sargento deixa um legado inesgotável e admiração de todos nós”, disse o diretor geral da Abramus, Roberto Mello.
A maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas, nos últimos cinco anos, é proveniente dos segmentos de Show, Música ao vivo e TV, que correspondem a mais de 85% do que é destinado a ele. Seus herdeiros passarão a receber os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).

Ranking das músicas de Nelson Sargento mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (rádio, sonorização ambiental, casas de festa e diversão, carnaval, festa junina, show e música ao vivo)