Cotidiano

Samarco sabia dos riscos em barragem antes de desastre, diz PF

samarco-marianaRIO ? O delegado Roger Lima de Moura, da Polícia Federal (PF), disse nesta quarta-feira que a Samarco sabia dos riscos na barragem de Fundão, em Mariana, que se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues e causando 19 mortes. Trocas de mensagens entre técnicos e diretores, além de comunicados emitidos internamente provam a responsabilidade da empresa, segundo o delegado.

Tragédia em Minas Gerais

? Eles sabiam do risco de que Bento Rodrigues poderia ser atingido. Temos inclusive documentos internos e conversas falando se iriam ou não levar os estudos para o licenciamento ambiental ? disse o delegado Roger Lima.

Na primeira semana de junho, a PF concluiu o inquérito sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

? Apuramos causas, consequências e responsáveis do rompimento. A barragem era problemática desde a sua construção. Ela sempre foi uma barragem doente. Na fase de construção foi usado um material diferente do projeto ? disse o delegado.

Ele explicou ainda que ocorreram problemas de drenagem, como ?um remendo na barragem, sem projeto, nem recomendação dos órgãos ambientais?. Procurada pelo ?G1?, a Samarco disse que ?repudia qualquer alegação de conhecimento prévio de risco de ruptura na barragem. Diz ainda, em nota, que ?continuará prestando todos os esclarecimentos nos autos do processo?.