Saúde

Salto alto pode prejudicar pés, coluna, joelhos e quadris

Acima de 3 centímetros de altura, qualquer sapato é considerado prejudicial

Salto alto pode prejudicar pés, coluna, joelhos e quadris

O uso excessivo de calçados com salto alto pode trazer uma série de problemas para saúde, afetando diversas regiões do corpo como os joelhos, a coluna, os pés, os tornozelos e até os quadris. As dores nessas regiões surgem porque o salto alto altera a maneira de andar, não respeita o formato dos pés e altera a distribuição de carga. Esse cenário pode levar ao desenvolvimento de calosidades plantares e da metatarsalgia, dor que acomete a região abaixo dos dedos, além de estar associado ao aparecimento do joanete.

Para evitar problemas, os calçados devem acomodar os pés em todas as suas dimensões (altura, largura e comprimento), sem apertá-los. Calçados com saltos muito altos e finos solicitam maior trabalho da musculatura ao redor do tornozelo para estabilizá-lo, o que pode causar dores musculares na perna.

Mas há mulheres que não dispensam o uso do sapato de salto alto, muitas vezes por alegar elegância ou até necessidade (no caso de algumas profissões), mas, segundo Marco Túlio Costa, presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), caso a mulher opte por continuar o uso, o ideal é que ela altere o tamanho e o formato do salto, optando por calçados “confortáveis” ou mesmo sapatos plataforma, sempre que possível, uma vez que dessa forma, o peso do corpo é melhor distribuído.

“Uma avaliação médica é importante para orientar a conduta em 0relação à frequência do uso do salto ou a sua modificação caso haja algum desses sintomas”, conclui o especialista.

Vale lembrar que os saltos com menos de 3cm são os mais recomendados para o dia a dia. Acima disso, qualquer sapato já é considerado prejudicial.