Política

Salete Sirino receberá homenagem por mérito cultural

A homenagem reconhece a contribuição de Salete para o desenvolvimento cultural do município

Salete Sirino receberá homenagem por mérito cultural

Através do Projeto de Decreto Legislativo nº 08 de 2019, aprovado nesta segunda-feira (03) por unanimidade entre os vereadores cascavelenses, a professora e diretora de cinema Salete Sirino será homenageada com a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Cultural “Darci Israel”.

A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Porto (PCdoB) e reconhece a contribuição para a cultura cascavelense e também para aqueles artistas e produtores culturais que destacaram o nome de Cascavel em nível nacional e internacional.

A homenagem a ser concedida se justifica pela contribuição de Salete Machado à cultura cascavelense e brasileira. Salete tem doutorado e mestrado em Letras pela Unioeste, mestrado em Educação pela UEPG, especialização em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná e em Tradução pela Unipar.

É diretora, produtora e roteirista de filmes em película 35mm, S16mm e digital, nas categorias de curta, média e longa-metragem, tendo em seu currículo a participação em treze filmes, finalizados e lançados, dentre eles:  A tímida luz de vela das últimas esperanças, Carreras, Conexão Brasil, Operação Paraguai, Estrada do Colono, Curitiba Zero Grau e Travessias. Além de atuar como diretora e roteirista, Salete atuou na difusão e distribuição de filmes, é produtora cultural e autora de livros (Cinema Brasileiro na Escola) e inúmeros artigos publicados, além de ter participação ativa em associações de cinema.