Cotidiano

Saldo do FGTS pode ser verificado pela internet

fgts.jpgRIO – O saldo do FGTS pode ser verificado pela internet. Para checar quanto tem na conta, o trabalhador deve informar, neste site da Caixa, o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), encontrado na carteira de trabalho, e a chamada Senha Cidadão ? que pode ser cadastrada também pela internet. Além de saber quando tem acumulado no Fundo, é possível acompanhar a movimentação da conta, desde o primeiro depósito.

As informações também podem ser verificadas pelo celular. Esse acesso pode ser feito de duas formas. Para smartphones, há aplicativos do FGTS disponíveis para Android e iOS, pelos quais é possível verificar o saldo, como em uma ferramenta de internet banking.

Há ainda uma opção de se manter atualizado sobre as movimentações na conta por meio de informes via mensagem de texto (SMS). Caso opte por esse tipo de acompanhamento, o trabalhador deixa de receber extratos bimestrais do FGTS.

Para estimular a economia, o governo vai permitir o saque das contas inativas do FGTS para pagamento de dívidas. O valor da retirada será de R$ 1 mil para contas com saldo de até dez salários mínimos (R$ 8.800). São consideradas contas inativas aquelas que estão sem receber depósitos.