Esportes

Saída de Bottas e volta de Massa ocorrem em meio a mudanças nos bastidores da Williams

A possível volta de Felipe Massa à Williams, após o piloto brasileiro anunciar sua aposentadoria ao fim da última temporada da Fórmula-1, ocorreria em meio a mudanças nos bastidores da equipe inglesa que vão além de uma eventual saída do piloto finlandês Valtteri Bottas. Nesta terça-feira, a Williams anunciou o desligamento do diretor-técnico da equipe, Pat Symonds, ao fim de seu contrato, que acaba em dezembro.

Fórmula-1 – 20.12

Para o lugar de Symonds, segundo a rede de TV inglesa “BBC”, o nome mais provável é o engenheiro Paddy Lowe, atual diretor técnico da Mercedes, provável destino de Bottas. A Mercedes se viu desfalcada no seu quadro de pilotos após o alemão Nico Rosberg, campeão mundial neste ano, anunciar sua aposentadoria aos 31 anos e corre para achar um piloto de alto nível antes da próxima temporada.

Na última semana, Symonds havia criticado, em entrevista ao jornal italiano “Gazetta dello Sport”, a possibilidade de que a Williams perdesse Bottas para a Mercedes. Para o então diretor técnico da equipe inglesa, era importante ter um piloto experiente na equipe, já que o outro nome confirmado no cockpit para 2017 é o do canadense Lance Stroll, de 18 anos, novato na Fórmula-1.

– Manter Bottas será crucial. Perdê-lo causaria um enorme impacto na equipe – declarou Symonds na ocasião.

De acordo com a “BBC”, a opção da Williams por tentar convencer Massa a adiar a aposentadoria se deve, além de questões técnicas, a acordos de publicidade com um de seus patrocinadores, uma marca de bebidas alcoólicas. Segundo a TV inglesa, o acordo de publicidade exige ao menos um piloto acima de 25 anos na equipe.

A Williams não confirmou Paddy Lowe, considerado um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Mercedes nas últimas temporadas, como substituto de Symonds. Segundo a “BBC”, quem ocuparia a vaga de Lowe na Mercedes seria o ex-diretor técnico da Ferrari James Allison.

Felipe Massa, por sua vez, também não confirma o adiamento da aposentadoria para disputar mais uma temporada pela Williams. Em entrevista ao “Globoesporte.com”, o piloto brasileiro disse desconhecer a negociação. Já de acordo com a “BBC”, embora o novo vínculo de Massa com a Williams ainda não esteja assinado, os termos principais já estariam acertados.