Cotidiano

Saída britânica da UE pode afetar nota de crédito de outros países, diz Fitch

LONDRES – Uma decisão pela saída do Reino Unido da União Europeia poderia prejudicar as notas de crédito de outras nações integrantes do bloco com fortes laços comerciais ou financeiros com o país, como Alemanha, França, Espanha, Irlanda e Holanda, afirmou nesta segunda-feira a agência de classificação de risco Fitch Ratings.

A entidade já afirmou que vai revisar a nota do Reino Unido, atualmente em ?AA+? com perspectiva estável, se o referendo em 23 de junho definir a saída da UE. A agência destacou que tal possibilidade não é o ?melhor cenário possível?. No entanto, caso aconteça, a decisão geraria incerteza sobre todo o bloco, visto que os governos e empresas tentarão se ajustar em meio ao processo de saída.

?Não esperamos tomar nenhuma medida de classificação negativa imediata sobre outras dívidas soberanas da UE se o Reino Unido sair (do bloco?, sustentou a Fitch em relatório nesta segunda-feira. ?Mas as notas negativas se tornariam mais prováveis no médio prazo se o impacto econômico for severo ou se forem materializados riscos políticos significativos?.

Os fortes vínculos entre os sistemas bancários também poderiam fazer com que países como Alemanha, França e Espanha se vejam afetados diante de uma saída britância da UE.