Cotidiano

Saiba quem é o novo secretário do Tesouro dos Estados Unidos

gettyimages-628523032.jpg

LONDRES – Após mais uma controversa indicação do presidente americano Donald Trump, o Senado dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira o ex-banqueiro Steven Mnuchin como secretário do Tesouro, levantando mais polêmicas. Isso porque, o indicado é alvo de críticas dos democratas por suposto envolvimento na crise financeira de 2008, quando trabalhou como diretor do banco OneWest.

Entre envolvimentos escusos com banqueiros, financiamentos de grandes produções do cinema e um possível casamento na Casa Branca, conheça um pouco mais sobre os extravagantes gostos do novo secretário.

HISTÓRICO NA WALL STREET

Durante mais de quinze anos, Mnuchin integrou o time do Goldman Sachs, assim como seu pai, que permaneceu quase 30 anos no banco. O secretário trabalhou no setor de hipotecas, onde lidava com produtos como credit default swaps (CDS), uma espécie de seguro contra calotes, que tiveram importante papel na crise financeira de 2008.

Mnuchin saiu do banco em 2012, para dar início a um fundo de cobertura ? investimento de altíssimo risco ?, com um amigo da faculdade, e iniciar mais tarde outro fundo de cobertura, dessa vez com o bilionário George Soros. Em 2009, durante a crise financeira, Mnunchin liderou um grupo de pessoas do setor financeiro extremamente bem sucedido, e juntos eles compararam um credor do setor imobiliário que estava quebrando, o IndyMac, e transformaram-no no OneWest, onde Mnuchin se tornou diretor.

A empresa foi fortemente criticada depois da crise, quando foi acusada de violar a Lei de habitação, por discriminar negros, hispânicos e asiáticos mas, mesmo assim, acabou sendo vendida por um valor significativamente mais alto do que quando foi comprada. Seus negócios no mercado financeiro causaram impacto até que, de acordo com a CNN, no ano passado, a senadora do partido Democratas Elizabeth Warren chegou a fazer uma afirmação bastante dura em relação ao secretário, chamando-o de ?Forrest Gump da crise financeira?:

? Ele conseguiu participar de todas as piores práticas da Wall Street. Foram duas décadas ajudando o Goldman Sachs a vender os mesmos produtos de hipoteca que vieram a estourar a economia americana, e que sugou bilhões de dólares do dinheiro de resgate financeiro dos contribuintes. Isso tudo antes de passar a comandar um banco famoso por despejar famílias que não haviam pagado suas dívidas ? disse.

VELHO CONHECIDO DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA

De acordo com o ?Hollywood Reporter?, em 2004, Mnuchin abriu uma empresa chamada Dune Capital Management, com a qual ajudou a financiar uma gama de sucessos do cinema, incluindo ?O Diabo Veste Prada?, ?Avatar? e os filmes da franquia ?X-Men?. Segundo a publicação, a empresa tem ainda um contrato com a RatPac, em que planeja investir milhões de dólares em filmes da Warner Bros.

NOIVADO COM ATRIZ ESCOCESA

Mnuchin foi casado durante 15 anos com Heather Mnuchin, com quem teve três filhos. Ele se separou em 2009, e desde o ano passado está noivo de Louise Linton, uma atriz escocesa, mais conhecida pela publicação de uma memória escrita por ela mesma, sobre o tempo que passou Zâmbia ? e sua decorrente ridicularização. O livro, publicado em 2016, foi altamente criticado por suas descrições clichês sobre a pobreza e os perigos do país. O vexame foi tanto que o livro foi retirado da Amazon.

Segundo o britânico ?The Times?, Mnuchin é dono de uma mansão em BelAir, na Califórnia, e possui uma fortuna estimada em muitas centenas de milhões de libras, e pretende se casar com Linton nos terrenos da Casa Branca. Se de fato o casamento for realizado nos confins da Casa Branca, esse será o 18º casamento no local, sendo o mais recente o do irmão de Hillary Clinton, Tony Rodham, em 1994.