Cotidiano

Saiba como será o resort de Leonardo DiCaprio numa ilha do Caribe

resortdicaprio.jpgRIO – O cenário não chega a ser exatamente igual ao de “A praia”, filme de 2000 estrelado por Leonardo DiCaprio e gravado nas ilhas Phi Phi, na Tailândia. Mas o resort ecológico que o ator está construindo em sua ilha particular em Belize, na América Central, promete tão paradisíaco quanto. O Blackadore Caye Resort deve ficar pronto em 2018.

BV DiCaprio

Mais que um hotel “pé na areia”, o ecoresort está inserido em um projeto de recuperação ambiental da ilha. A área, de 42 hectares em pleno Mar do Caribe, já vinha sofrendo um processo de desmatamento, erosão e pesca predatória quando foi comprada pelo ator de Hollywood, em 2005.

Com histórico de militância em causas ambientais, DiCaprio pretende usar o máximo de materiais locais, para reduzir o impacto ambiental, e ajudar a movimentar a economia da região. O projeto do arquiteto Jean-Michel Gathy prevê 36 bangalôs de madeira e amplos janelões de vidro, de frente para o mar. O design será levemente inspirado nas ruínas maias de Belize.

Um destaque do projeto é a tecnologia usada na iluminação dos quartos. O sistema de luz circadiano permite que ela se adapte ao momento do dia, para respeitar os ciclos naturais do sono. Painéis de energia solar e um sistema de tratamento de água estão sendo instalados, para que o uso desses recursos na pequena ilha seja altamente sustentável.

3A4715C900000578-3934772-As_well_as_the_overall_plan_for_the_resort_the_new_renderings_sh-a-2_1479137787435.jpg

Essas vilas, de um a dois andares, serão cercadas por coqueiros e outros exemplares da flora nativa, que já estão sendo replandados. Uma barreira para a proteção dos recifes também será instalada. A ideia é que a ilha volte a receber aves migratórias e a população de peixes aumente próximo a esses corais.