Cotidiano

Saiba como incrementar o currículo para se dar bem depois da crise

59997114_BC - RIO DE JANEIRO RJ - 20-07-2016 - ESPECIAL - PUC - Renata Machado Coordenadora do C.jpg Mba RIO – Por mais que as previsões para os próximos meses não sejam as mais animadoras quando o assunto é mercado, especialistas fazem coro na hora de dizer que ficar parado, esperando a tempestade passar, é a pior alternativa para quem busca uma carreira sólida. Quando as contratações voltarem a ganhar fôlego, sairá na frente quem tiver boas qualificações no currículo e estiver afinado com as demandas dos negócios.

Citando que as melhores previsões dão conta de uma melhora já no início de 2017, enquanto outras apostam em 2018, Gustavo Costa, sócio-fundador da consultoria especializada em recrutamento de executivos Unique Group, afirma que as áreas de energia, infraestrutura e logística devem retomar a força antes das demais.

? Tecnologia, farmácia e serviços também devem acompanhar esse movimento ? acrescenta. ? Mas ainda há muita incerteza no mercado, principalmente pela situação política. Isso gera um compasso de espera em todos os setores da economia, que mesmo podendo investir em algumas áreas, preferem aguardar e realizar apenas os investimentos mais necessários de curto prazo.

Mas, como ele ressalta, até que um novo cenário se concretize, há muito o que fazer:

? Programas de formação em liderança, seja no formato MBA ou até mesmo em cursos de curta duração, valem a atenção.

Já o coordenador de pós-graduação da ESPM-Rio, Luciano Tardin, afirma que um bom critério para escolher uma especialização neste momento é priorizar aquelas cujo conteúdo possa apurar a capacidade analítica.

? As empresas valorizam profissionais que consigam enxergar onde estão as oportunidades e saibam aproveitar isso para seus serviços e produtos ? avisa ele. ? Marketing digital ou estratégico, ciência do consumo e inteligência competitiva são bons exemplos de cursos com essa abordagem.

Para se certificar de que a especialização pretendida atende a essas expectativas, a dica de Tardin é buscar as respectivas coordenações e verificar como o conteúdo está sintonizado com o mercado.

DINHEIRO NÃO É PROBLEMA

Cuidar do networking também é importante, e uma sala de aula é um ambiente muito propício a isso. Mas, se a grana está curta, Gustavo Costa lembra que pode até sair de graça:

? Conhecer pessoas de áreas diferentes e outras formações enriquece o conhecimento geral e traz uma visão muito mais ampla para quem está em funções de liderança ou quer se desenvolver em gestão. As opções de encontros, eventos, fóruns de discussão e feiras de negócios são sempre interessantes para isso.

O importante, segundo Costa, é se desenvolver sempre, cuidando da formação profissional, e também do conhecimento pessoal.

? O profissional que não consegue se autoavaliar e definir seu foco de carreira, motivações, fortalezas e fraquezas, dificilmente consegue se sentir realizado ? reflete o especialista. ? Por ficar mais perdido, ele fica à mercê das oportunidades que chegam, sem necessariamente serem as melhores.

Já para quem deseja prosperar em meio à crise a coordenadora do Centro de Carreira da Escola de Negócios da PUC-Rio, Renata Machado, lembra que, em momentos assim, cai a procura por profissionais extremamente especializados:

? As empresas buscam fazer mais com menos. Profissionais que possuem competências generalistas são mais demandados. É importante, neste momento, buscar agregar outras competências ao portfólio profissional. Além disso, é válido identificar quais atividades, dentro da área de atuação, são vitais para o negócio. Estas atividades necessitarão sempre de profissionais.

CAPACIDADE DE MUDAR

Especialização por si só, é claro, não faz milagre. Para Renata, não existem competências que, uma vez adquiridas, garantam sucesso permanente. Então, soma pontos aquele profissional capaz de internalizar o conceito da mudança constante ao longo do curso.

? Nosso ?radar? precisa estar ligado 24 horas para percebermos as tendências na nossa área, e buscarmos especializações alinhadas com elas ? indica Renata. ? Minha recomendação é, antes de tudo, definir a sua marca profissional. Como você quer ser reconhecido pelo mercado? Que imagem quer ter? O ponto central, então, é escolher o curso que esteja em sintonia com a marca profissional desejada e aproveitar a oportunidade e o investimento para desenvolver nisso.