Agronegócio

Safra 2020/2021: plantio entra na reta final; chuva ainda pode recuperar áreas

O atraso ocorre devido à falta de chuva

Campo sofre com a falta de chuva e lavouras não se desenvolvem- Foto: Aílton Santos/ Arquivo
Campo sofre com a falta de chuva e lavouras não se desenvolvem- Foto: Aílton Santos/ Arquivo

Cascavel – O plantio da safra de soja no oeste do Estado está em fase final, de acordo com boletim divulgado nessa terça-feira (10) nas regionais do Deral (Departamento de Economia Rural) de Toledo e Cascavel. Ao menos 91% (913.239 hectares) da área estimada para a cultura nesta safra foi semeada. O atraso ocorre devido à falta de chuva.

Na regional de Cascavel, são 479.880 hectares do grão cultivados, cerca de 93% da área estimada. A qualidade das áreas é dividida em 70% boa, 22% média e 8% ruim. Além disso, 1% da área plantada já está em fase de floração, 69% em fase de desenvolvimento vegetativo e 30% ainda em fase de germinação.

Já em relação ao milho, 89% da área estimada está cultivada. A qualidade das lavouras se divide em: 50% boa, 40% média e 10% ruim.

A economista do Deral Jovir Esser afirma que há necessidade de chuvas regulares para a finalização do plantio e também para a recuperação de plantas. “Até agora não houve chuva regular na região. Há locais sem chuva. Então, após a chuva prevista para esta semana, o quadro deve ser reavaliado, inclusive possíveis replantios de áreas. Mas reforço: ainda não há nada definido, vai depender da abrangência da chuva e da recuperação ou não das lavouras, ou, ainda, de o produtor optar em não replantar, com números de plantas abaixo do ideal, visando ao plantio do milho segunda safra”, explica Jovir.

Toledo

Na regional de Toledo, o técnico do Deral Paulo Oliva reforça a necessidade de chuvas com volumes significativos e prevê a finalização do plantio até a próxima semana. “Temos 89% [433.359 hectares] da área de soja semeada. Acreditamos que até segunda toda a área esteja cultivada. Temos 40% em fase de germinação e 60% em fase de desenvolvimento, mas, independente das fases, é necessário que ocorram chuvas em toda a região”.

Paulo diz que ainda é cedo para avaliar áreas que devem ser replantadas na região de Toledo. “Acredito que no fim do mês seja possível mensurar um percentual que necessite ser replantado”. A área plantada de soja se divide em 80% de boa qualidade e 20%, média.

Na regional, 92% da área de milho prevista já foi cultivada. As lavouras estão divididas em 70% de boa qualidade e 30% média. A maior parte, 90%, está em fase de desenvolvimento vegetativo e 10% em germinação.

Paraná

No Estado, foi semeada 84% da área estimada para a soja nesta safra, o que corresponde a 4.659.909 hectares. A qualidade das lavouras se divide em 75% boas, 23% médias e 2% ruins.

A maior parte delas (71%) está em fase de desenvolvimento vegetativo, 28% em germinação e 1% já está em fase de floração.

Já em relação ao milho, são 342.702 hectares cultivados, cerca de 95% da área estimada. A classificação da qualidade é semelhante à de soja: 74% boa, 22% média e 4% ruim. A maior parte das lavouras, 86% está em fase de desenvolvimento vegetativo, 8% floração e 6% germinação.

Chuva à vista

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), há previsão para registro de chuva nesta quarta (11) e quinta (12) na região de Cascavel e Toledo. Os volumes previstos não são significativos nem as pancadas uniformes.

Mas a boa notícia para os produtores é que, após dias de sol na sexta (13) e no sábado (14), há previsão de a chuva voltar e com volume acima de 20 milímetros durante três dias, de domingo (15) até terça-feira (17).

No Mapa do plantio no Paraná é possível ver o avanço da semeadura no comparativo semanal

Conab prevê recorde de grãos

Brasília – O Brasil deverá produzir 268,9 milhões de toneladas de grãos, segundo o 2º Levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O número supera em 11,9 milhões de toneladas (4,6%) o que foi produzido na temporada de 2019/2020.

Na comparação com as estimativas apresentadas no mês passado, houve aumento de 269 mil toneladas. Com esse resultado, o Brasil caminha para bater novo recorde, após já ter se tornado o maior produtor mundial. Algo que, segundo a Conab, deve se manter na próxima safra, uma vez que a soja praticamente alcançou o nível de plantio da safra passada.

Isso, segundo o gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Conab, Kleverton Santana, mostra a capacidade de plantio do País: “Esse atraso em relação à safra passada foi anulado nessa semana e a gente espera que ultrapasse a semana passada já na semana que vem”, disse ele ao apresentar o levantamento. O aumento da área plantada também deve contribuir para o recorde. A previsão é de que sejam cultivados 67,1 milhões de hectares (número 1,8% maior do que o da safra passada).

A nova estimativa considera a recuperação da produtividade das culturas da soja e do milho primeira safra, severamente prejudicadas pela estiagem em 2019, em especial no Rio Grande do Sul. De acordo com a Conab, a produção de soja deve chegar a 135 milhões de toneladas, em uma área estimada em 38,2 milhões de hectares. A safra total de milho também deverá ser a maior da história, com produção estimada em 104,9 milhões de toneladas, produzidas em uma área total de 18,4 milhões de hectares.

“Tivemos chuvas abaixo da média no momento do plantio. Assusta um pouco essas chuvas abaixo da média ou o atraso das chuvas que aconteceu em setembro/outubro”, acrescentou Santana.

Segundo ele, há ainda possibilidade de recuperação, inclusive em regiões de potencial de produtividade. “As previsões de precipitações são boas para a próxima semana, e isso deve favorecer muito a cultura da soja nessas regiões. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de que vêm grandes volumes de chuvas consideráveis no País todo, com destaque no corredor do centro-oeste, passando por Mato Grosso e Goiás até as regiões de café no sul de Minas e norte de São Paulo”.