Agronegócio

Safra 2020/2021: chuva fica abaixo do esperado, mas acelera o plantio de soja no oeste

Com a umidade, a semeadura também avançou significativamente nos últimos dias

Foto: arquivo
Foto: arquivo

Toledo – A tão esperada chuva chegou à região oeste no início da semana e trouxe um misto de alívio e esperança para muitos produtores de soja e milho que depositaram as sementes em solo seco. Com a umidade, a semeadura também avançou significativamente nos últimos dias. Somando as áreas plantadas das regionais de Toledo e Cascavel, já são 827.554 hectares plantados, o que corresponde a 82,5% do total previsto para a cultura neste ano, informa o boletim divulgado pela Seab (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento) do Paraná.

Na regional do Deral (Departamento de Economia Rural) de Toledo, foram plantados 399.274 hectares de soja, o que representa 82% da área total estimada. “Em Toledo, o volume de chuvas foi pequeno, em torno de 20 milímetros, mas, na região de Marechal Cândido Rondon, foi melhor, mais de 30mm. Com a umidade, o produtor está acelerando e esta semana devemos chegar aos 100% da semeadura”, afirma a técnica do Deral (Departamento de Economia Rural) núcleo de Toledo, a engenheira agrônoma Jean Marie Ferrarini.

Entretanto, ela ressalta a necessidade de que continue chovendo para que a germinação ocorra, assim como para garantir o desenvolvimento e a floração da planta, etapas cruciais para uma boa produtividade.

A produção estimada para a regional é de 1.850.296 de toneladas. A qualidade das plantas nas áreas semeadas se divide entre 30% média e 70% boa, e 90% das áreas ainda está em fase de germinação e 10% desenvolvimento vegetativo.

Já em relação à área de milho, na região de Toledo, a área de 3.300 hectares está cerca de 90% cultivada e também deve ser finalizada nos próximos dias. A qualidade das lavouras também é dividida em 30% média e 70% boa. A maior parte (70%) ainda está em fase de germinação.

 

Cascavel

Na regional de Cascavel, foram cultivados 428.280 hectares, o que corresponde a 83% da área estimada. De acordo com a economista do Deral Jovir Esser, as chuvas registradas foram novamente irregulares, mas ela acredita que, mesmo assim, o produtor deve apostar e finalizar o plantio.

As áreas cultivadas se dividem em: 5% qualidade ruim, 10% qualidade média e 85%, boa qualidade. Cerca de 56% das áreas ainda estão em fase de germinação e 44% em desenvolvimento vegetativo.

Já a área de milho semeada corresponde a 74% dos 21 mil hectares que devem ser destinados à cultura agora. A qualidade das lavouras se divide em 5% ruim, 10% média e 85% boa. A maior parte das áreas ainda está em fase de germinação, cerca de 68%, e 32% desenvolvimento vegetativo.

 

Sol e calor

Para os próximos dias, a previsão do tempo não é das melhores para quem espera por chuva. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), há possibilidade de pancadas isoladas no domingo (1º) e depois seguem dias de sol e calor com temperaturas acima dos 30ºC. Não há previsão de chuva pelo menos até 12 de novembro.

A onda de frio que chegou a ser cogitada para o fim desta semana e feriado de Finados, com mínimas de 5ºC, está descartada. As mínimas podem chegar a 14ºC nos próximos dias.

 

No Paraná

No Estado, já são 3.414.729 de hectares de soja semeados, cerca de 61% da área que deve ser cultivada. A produção estimada do grão é de 20,5 milhões de toneladas, levemente inferior à colhida no início deste ano.

De milho, já foram plantados 330.403 hectares, cerca de 92% da área estimada para a cultura nesta safra. O desenvolvimento das lavouras de milho no Estado estão mais avançadas que as de soja: 10% ainda está em fase de germinação, 88% em desenvolvimento vegetativo e 1%, em fase de floração.

Já a expectativa de produção para a safra paranaense de verão 20/21 aponta para um volume de 24,4 milhões de toneladas de grãos. A área plantada deve ocupar 6,09 milhões de hectares, segundo relatório mensal do Deral divulgado ontem (30).

O relatório mostra que a produção de trigo apresenta um recuo em relação às expectativas iniciais, mas ainda assim será a maior produção no Estado nos últimos três anos. A safra total de grãos do Paraná, no período 2019/20 está sendo finalizada, devendo atingir um volume total de 40,65 milhões de toneladas, 13% a mais que o período anterior.

Para o diretor do Deral, Salatiel Turra, a estiagem começa a recuar a tempo, o que demonstra um alento aos produtores que estão acelerando o plantio das lavouras em todo o Estado. Segundo Turra, a cotação do dólar, elevada frente ao real, repercute na decisão de plantio dos produtores. Por outro lado, os produtores estão à mercê do comportamento do clima daqui para frente.