Política

Sabatina apresenta hoje quatro pré-candidatos

Curitiba – A pouco mais de três meses da eleição, quatro pré-candidatos ao governo do Estado do Paraná ficam frente a frente hoje, pela primeira vez na disputa deste ano. Eles participam da primeira sabatina do período pré-eleitoral que será realizada pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). O evento, com participação do deputado estadual Ratinho Junior (PSD), do ex-deputado Osmar Dias (PDT), da governadora Cida Borghetti (PP) e do ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT), começa às 14h, no Lizon Curitiba Hotel, na Avenida Sete de Setembro, 2.246, Centro de Curitiba.

O critério para o convite foi a colocação dos pré-candidatos em pesquisas eleitorais. Ficaram de fora outros pré-candidatos, como Jorge Bernardi (Rede), Professor Piva (Psol) e Geonísio Marinho (PRTB).

De acordo com a AMP, a escolha dos quatro nomes acata decisão tomada pelos representantes das associações regionais de municípios do Paraná em reunião promovida no dia 6 de junho.

Para compor a plateia, a associação convidou todos os prefeitos, os vice-prefeitos, os secretários e os técnicos dos municípios do Paraná.

Modelo

A participação dos pré-candidatos não será simultânea. Eles apresentarão suas ideias aos prefeitos do Paraná individual e sucessivamente. Cada pré-candidato terá cinco minutos para uma fala inicial dirigida aos prefeitos. A ordem pré-definida é Rosinha, Cida, Osmar e Ratinho, respectivamente.

Na sequência, serão apresentadas cinco perguntas da AMP ao pré-candidato sobre temas da agenda municipalista, cujas respostas deverão ter quatro minutos de duração cada uma – totalizando, portanto, 20 minutos de tempo para as cinco respostas.

A sabatina se encerrará com uma fala final do pré-candidato, também com cinco minutos de duração. As perguntas serão enviadas previamente à assessoria de cada um deles.

O presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, diz que a decisão de promover a sabatina foi tomada para aprofundar o debate sobre as propostas dos candidatos ao governo do Estado para os municípios.

“A AMP quer saber o que os candidatos propõem para fortalecer os municípios. Por isso, a participação dos prefeitos neste importante evento é crucial”, afirma.