Cotidiano

Ryanair passa Lufthansa como a maior aérea da Europa em passageiros

FRANKFURT – A irlandesa Ryanair ultrapassou a Lufthansa como a maior companhia aérea da Europa por número de passageiros depois que a alemã anunciou nesta terça-feira aumento de apenas 1,8% no número de pessoas que voaram em 2016.

Os 109,7 milhões de passageiros da Lufthansa no ano passado ficaram aquém dos 117 milhões de passageiros informados pela Ryanair na semana passada, um aumento de 15% em relação a 2015, com a empresa aérea irlandesa atraindo passageiros com preços baixos.

O ano viu fortes desempenhos de outras companhias aéreas de baixo custo, com a Norwegian Air Shuttle relatando números de passageiros 14% maiores, para 29 milhões, e a Wizz Air 19 % a mais, para 22,7 milhões.

A EasyJet, que sofreu mais do que rivais de baixo custo com as greves na França e turistas evitando destinos atingidos por ataques, teve alta de 6,6% no número de passageiros, para 74,5 milhões.

A Lufthansa está expandindo sua marca de baixo custo da Eurowings para tentar recuperar a participação de mercado perdida na Europa e está prestes a crescer rapidamente este ano com acordos para alugar aviões e tripulação da Air Berlin, além de assumir a Brussels Airlines.

No entanto, a Ryanair tem a Alemanha como um dos países em que pretende expandir-se e vai começar a voar a partir da base da Lufthansa em Frankfurt.

A Lufthansa continua a ser o maior grupo de companhias aéreas da Europa em termos de receita, porque faz mais voos de longas distâncias e tem suas próprias unidades de restauração e manutenção de aeronaves.

A Air France-KLM informou um aumento de 4% no número de passageiros do grupo, para 93,4 milhões, ajudada pela unidade de baixo custo Transavia, que transportou 23% de passageiros a mais.

A IAG transportou 100,6 milhões de pessoas em 2016, uma alta de 14%, e ultrapassando sua rival franco-holandesa, depois de adquirir a Aer Lingus em 20 de agosto.