Esportes

Ryan Lochte será suspenso por dez meses e perderá Mundial de Natação

Após o escândalo do falso assalto que teria sofrido durante os Jogos Olímpicos do Rio, o nadador americano Ryan Lochte será suspenso de competições por 10 meses, segundo informações do jornal USA Today e do site TMZ. Com isso, Lochte, que já havia perdido seus quatro principais patrocinadores, também deixará de disputar o Mundial de Esportes Aquáticos de 2017, que será disputado em Budabeste, na Hungria. Ryan Lochte 08/09/2016

A sanção foi imposta Comitê Olímpico dos Estados Unidos pela Federação Americana de Natação. Ainda de acordo com o USA Today, os outros nadadores envolvidos no incidente no Rio, James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger, também sofrerão punições, mas menores que as de Lochte, que, além de ser apontado como o mentor da falsa história de assalto que os nadadores teriam sofrido por policiais brasileiros, deixou o Brasil sem prestar esclarecimentos. O site TMZ fala em punição de quatro meses para os demais atletas, que poderiam, assim, disputar o Mundial de Esportes Aquáticos.

Na madrugada dos dia 14 de agosto, após voltarem de uma festa na Casa França, na Lagoa, os quatro nadadores pararam numa loja de conveniências de um posto de gasolina no Jardim Oceânico. Lá, Lochte e os companheiros quebraram o banheiro e urinaram nas paredes. Em seguida, os funcionários do posto chamaram os seguranças do estabelecimento, que renderam os atletas e fizeram com que eles pagassem o prejuízo.

A versão do nadador dizia que ele e os amigos haviam sido rendidos por policiais armados, que levaram uma quantia em torno de US$ 400, além de levarem outros pertences dos atletas. A versão, no entanto, foi derrubada pela polícia, com ajuda de câmeras do circuito interno de vídeo que gravaram tudo o que aconteceu no posto. Além disso, imagens do circuito de TV da Vila dos Atletas mostraram os quatro nadadores chegando com itens que, supostamente, teriam sido roubados. Com exceção de Lochte, que saiu do país antes da descoberta da farsa, todos os demais atletas ficaram detidos para prestar esclarecimentos.

O nadador americano, que conquistou na carreira 12 medalhas olímpicas, seis delas de ouro, admitiu que sua versão inicial não era a correta e pediu desculpas. Ele reconheceu que estava “intoxicado”, como se referiu ao fato de ter feito uso de bebida alcoólica. Lochte ainda terá de enfrentar uma audiência disciplinar com uma comissão do Comitê Olímpico Internacional, em data ainda não definida.