Esportes

Ryan Lochte dará um tempo da natação, mas não fala em aposentadoria

SWIMMING-OLY-2016-RIO-GPG2RU6DO.1.jpg

A natação terá que ficar um tempo sem o maluco beleza Ryan Lochte. O extrovertido nadador americano, conhecido não apenas por suas medalhas olímpicas e recordes, mas também por suas conquistas fora das piscinas, vai dar um tempo do esporte após sua participação nos Jogos.

NATAÇÃO 12-08

Ouro no revezamento 4x200m livre masculino, e quinto colocado nos 200m medley na quinta-feira, Lochte quer tirar umas férias e curtir a vida. Mas aposentadoria ainda está fora de cogitação para o nadador de 32 anos.

– Não estou pensando em Tóquio (2020). Estou pensando em dar um tempo. Mentalmente, eu nunca parei. Tirei um mês (de férias), mas todo dia eu estava preparando o corpo, treinando muitas horas e muitos anos. Mentalmente, eu preciso de uma recuperação. Dar um tempo e relaxar. Tirar umas férias. Nunca tirei férias – disse Lochte.

Além de férias, o australiano tem outro plano para depois que deixar o Rio de Janeiro. Abandonar o tom aparentemente platinado dos cabelos adotado apenas para a Olimpíada.

– Tudo isso começou com Conor Dwyer (nadador campeão com ele no revezamento e bronze nos 200m livre). Ele disse: “Vamos fazer algo diferente para os Jogos?”. Eu respondi: “Claro! Vamos fazer algo divertido”. Mas ele (o cabelo) começou cinza. Agora é azul, verde… – disse Lochte, rindo. – Vou manter por umas duas semanas, pois eu queria fazer isso só para os Jogos. Mas definitivamente voltarei para a cor normal do meu cabelo.

E qual seria essa cor?

– Não sei. Estou ficando velho. Talvez um pouco cinza… mas castanho – completou Lochte, arrancando risadas dos jornalistas.

MAIOR SEM PHELPS

Entre os planos futuros de Lochte estão se mudar de Charlotte para a Califórnia em setembro ou outubro. Mais a frente, depois de tirar o seu período sabático, ele pensará nos Jogos do Japão, quando terá 36 anos.

Aposentadoria está fora dos planos de Lochte, como ele acredita que também não está nos planos do seu amigo Michael Phelps. O maior medalhista da história dos Jogos havia abandonado a carreira em 2012, mas voltou para brilhar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro com quatro medalhas de ouro. Lochte acredita que Phelps fará o mesmo para a Olimpíada de Tóquio.

– Ele disse que ia se aposentar em 2012 e depois eu fui o único para quem ele falou que voltaria. Acho que ele voltará de novo. Nós amamos o desafio. Ele encontrou um propósito diferente e ele quer esse desafio, aumentar os seus limites. Especialmente nessa idade, nós vamos ao limite. Eu vou voltar. Nós ajudamos um ao outro, empurramos um ao outro. Acho que os Estados Unidos precisamo de nós. Especialmente do Michael – acredita Lochte.

O americano lembra que é muito difícil atletas da idade deles terem sucesso depois dos 30 anos nadando tantas provas.

– Amamos a disputa. Somos empolgados para ir para o bloco (de onde os atletas saltam na piscina) e nadar. Ele voltou com um propósito. É determinado e está “on fire”. Tem mais duas provas e acho que pode ser o vencedor – afirmou Lochte, lembrando que Phelps ainda nadará o revezamento 4x100m medley.

Perguntado sobre os 200m medley, quando ficou sem medalha, Lochte disse que tudo foi especial.

– Foi tudo incrível. O dia todo. Na piscina de aquecimento, na sala de aquecimento. Algo aconteceu na transição peito (para o crawl). Mas você ganha, você perde. Acontece. Está no passado. Só tenho que seguir adiante. Espero estar em 2020.

Dono de 12 medalhas olímpicas, sendo seis de ouro, o americano disse que não pensa muito que poderia ser o maior nadador da história dos EUA se Michael Phelps não existisse.

– Às vezes sim (penso), às vezes não. Muitas pessoas dizem: Ah, se Michael não existisse, você seria o Phelps. Não quero ser o Phelps, quero ser o Lochte. É por isso que faço isso, o cabelo, as mulheres, os sapatos estranhos. Não quero ser ele. Michael é incrível. Ele mudou o jogo, é um nadador incrível. Estou apenas sendo eu. Queremos apenas ser os melhores. Nós puxamos um ao outro – afirmou.