Cotidiano

Russos roubam pesquisa sobre Trump em ciberataque ao Partido Democrata

201606131929454625_AFP.jpg

WASHINGTON – Hackers do governo da Rússia invadiram, nesta terça-feira, a rede de computadores do Comitê Nacional Democrata dos Estados Unidos e obtiveram acesso a toda a pesquisa sobre Donald Trump, o candidato republicano à presidência americana, de acordo com o Comitê e pesquisadores de segurança.

A deputada Debbie Wasserman Schultz, que preside o Comitê, confirmou à ?Reuters? a invasão cibernética. ?Quando descobrimos a intrusão, tratamos com a seriedade que o incidente tem”, afirmou a democrata em comunicado. “Nossa equipe agiu o mais rápido possível para expulsar os invasores e proteger nossa rede?

Segundo o ?Washington Post?, autoridades americanas citaram os nomes de Trump, da candidata democrata Hillary Clinton, além de computadores de alguns comitês republicanos de ação política como alvos dos espiões russos. A invasão é emblemática da sofisticação dos hackers, que autoridades de inteligência veem há tempos como os adversários mais talentosos dos EUA no ciberespaço.

Dois grupos distintos conseguiram entrar no sistema do Comitê, ler e-mails e transcrições de chats, de acordo com o Comitê e a CrowdStrike, a empresa que ajudou a solucionar a invasão. Em Moscou, o porta-voz do Kremlin não se pronunciou.