Cotidiano

Russos protestam em Moscou em memória de líder opositor assassinado

RUSSIA-OPPOSITION_MARCH

MOSCOU ? Milhares de russos protestaram neste domingo pelas ruas de Moscou em memória de Boris Nemtsov, líder opositor assassinado há dois anos no centro da capital russa, após ser baleado numa ponte entre o Kremlin e a Praça Vermelha.

LINKS RUSSIA NEMSTOV

Nemtsov era um dos maiores críticos ao presidente, Vladimir Putin. Ele foi assassinado no dia 27 de fevereiro, dois dias após liderar um protesto contra o governo. A sua morte, aparentemente encomendada, gerou uma onda de ódio e medo entre os opositores.

A manifestação deste domingo é a maior demonstração pública da oposição desde março do ano passado, quando uma marcha marcou o primeiro aniversário da morte de Nemstov.

? Nós viemos prestar um tributo à honestidade e coragem de Boris Nemtsov ? disse Galina Zolina, uma das manifestantes à AFP. ? Nós queremos mostrar às autoridades que nós não esquecemos.

Os manifestantes carregavam faixas, cartazes e bandeiras, com frases como ?Rússia será livre?, ?Se existir Putin, não existe a Rússia? e ?Nossa única chance é a rua?.

Manifestações em memória de Nemtsov também aconteceram em outras cidades russas, incluindo São Petersburgo e a cidade de natal de Nemstov, Níjni Novgorod.