Cotidiano

Russomanno segue na liderança isolada da disputa em SP

SÃO PAULO. O Datafolha divulga nesta sexta-feira a primeira pesquisa após o início da campanha eleitoral em São Paulo. O candidato Celso Russomanno (PRB) lidera com 31% das intenções de voto e mantém larga vantagem no segundo turno, revelou a pesquisa, publicada no jornal ?Folha de S.Paulo? e feita a pedido do jornal e da TV Globo.

O deputado federal está 15 pontos à frente da segunda colocada, a senadora Marta Suplicy (PMDB), que manteve os 16% da pesquisa anterior do instituto, realizada em julho. Em simulações de segundo turno, Russomanno venceria em todos os cenários. Em uma hipotética disputa com Marta, o deputado ganharia com 51% dos votos, ante 32% da senadora.

Na última pesquisa, Russomanno tinha 25% das intenções de voto. O levantamento de agora difere do de julho por não avaliar as candidaturas de Andrea Matarazzo (PSD), hoje vice de Marta, e do deputado Marco Feliciano (PSC), que desistiu da disputa.

Em terceiro lugar na pesquisa de hoje aparecem, empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), com 10%, o prefeito Fernando Haddad (PT), com 8%, e o empresário João Doria (PSDB), com 5%.

Na sequência, estão Levy Fidelix (PRTB), com 2%, Major Olímpio (SD), com 2%, e Ricardo Young (Rede), com 1%. Henrique Áreas (PCO), João Bico (PSDC) e Altino (PSTU) não pontuaram.

Votos brancos ou nulos atingiram 17% das intenções e 7% dos entrevistados não opinaram. O levantamento ouviu 1.092 eleitores entre 23 e 24 de agosto.

Os campeões de rejeição, segundo a pesquisa, são Haddad (49% dos eleitores alegaram que não votam nele de jeito nenhum); seguido por Marta, com 32%. Russomanno tem 18% de rejeição.

Nas simulações de segundo turno, Russomanno também derrotaria Haddad, com 60% contra 21%; Doria, com 63% contra 16%, e Erundina, por 56% a 29%.

O prefeito perderia de Marta, com 24% dos votos contra 47% dela, e de Erundina, com 25% a 45%. Empataria apenas com Doria, com 35% para o petista e 33% do tucano.

A pesquisa foi registrada no TRE-SP com o número SP-01183/2016.