Cotidiano

Russomanno lidera, mas vantagem para adversários diminui, diz Datafolha

SÃO PAULO – O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, permanece na liderança das intenções de voto, de acordo com nova pesquisa divulgada pelo Datafolha. A vantagem de Russomanno para a segunda colocada, Marta Suplicy, do PMDB, é de 5 pontos percentuais. O candidato do PSDB, João Doria, subiu 11% em relação à última pesquisa do instituo e assumiu a terceira colocação.

O atual prefeito, Fernando Haddad, do PT, variou dentro da margem de erro, de 8% para 9%, assim como Luíza Erundina, do PSOL, que tem 7% das intenções de voto.

Russomanno foi o candidato mais afetado pelo início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O deputado federal, que tinha 31% na última pesquisa do Datafolha, realizadas entre os dias 23 e 24 de agosto, variou 5% para baixo, e agora tem 26%. Russomanno agora está em empate técnico com Marta Suplicy, que cresceu 5 pontos percentuais: antes tinha 16% e hoje tem 21%.

O maior beneficado do horário eleitoral gratuito foi o candidato João Doria (PSDB). O tucano saiu de 5% na última pesquisa para 16%. Nos últimos dias, os programas eleitorais do candidato foram atacados na Justiça. Uma inserção foi retirada do ar por utilizar um bordão de uma propaganda de posto de combustível.

Fernando Haddad, que busca a reeleição, variou dentro da margem de erro, de 8% para 9%. A candidata do PSOL e deputada federal, Luíza Erundina, foi menos lembrada, mas também dentro da margem de erro: foi de 10% na última pesquisa para 7%.

Major Olimpio, do Solidariedade, permaneceu com 2% dos votos. Levy Fidelix, do PRTB, e João Vico, do PSDC, tem 1%. Ricardo Young (Rede), Altino (PSTU) e João Áreas (PCO) não pontuaram.

SEGUNDO TURNO

A vantagem de Celso Russomanno também diminuiu nos cenários de segundo turno pesquisados pelo Datafolha. Contra Marta, Russomanno tinha 51% das intenções contra 32% da senadora. Hoje, tem 45% contra 38% de sua oponente. Quando o cenário pesquisado é entre Russomanno e João Doria, o candidato do PRB, que tinha 63% na última amostra, tem 52% nesta. O tucano saiu de 16% para 28% neste cenário.

O Datafolha ainda pesquisou o cenário que coloca frente a frente Marta e João Doria. A senadora do PMDB tem 48% das intenções de voto contra 33% do tucano.

A pesquisa foi registrada no TRE/SP com o número SP-01493/2016. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%, o que significa que, se fosse realizada 100 vezes, a pesquisa apresentará o resultado dentro da margem de erro em 95 delas.