Cotidiano

Russomanno lidera disputa à prefeitura de São Paulo, diz Ibope

SÃO PAULO ? O deputado federal Celso Russomanno (PRB) lidera a corrida eleitoral à prefeitura de São Paulo com 33% das intenções de voto. De acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, a senadora Marta Suplicy (PMDB) aparece em segundo lugar, com 17%. O Ibope, contratado pela TV GLOBO e pelo jornal ?Estado de S. Paulo?, ouviu 805 eleitores da capital entre os dias 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Atrás de Russomanno e Marta aparecem empatados em terceiro lugar na disputa o prefeito Fernando Haddad (PT), a deputado federal Luiza Erundina (PSOL) e o empresário João Doria Jr. (PSDB), todos com 9%. Em seguida estão o deputado federal Major Olimpio (SDD), 2%; e empatados com 1% Levy Fidelix (PRPB), Ricardo Young (Rede) João Bicó (PSDC) e Altino Melo (PSTU). O candidato Henrique Áeras (PCO) não pontuou. Brancos e nulos são 13%. E não sabe e não respondeu, 4%.

A pesquisa também avaliou a rejeição dos 11 candidatos na disputa da maior cidade do país. Haddad aparece com o quadro mais negativo, com 52% de rejeição. Seguindo por Marta, 35%; Luiza Erundina, 25%; Celso Russomanno, 24%; Levy Fidelix, 22%; João Doria, 12%; Major Olimpio, 8%; Altino, 7%; João Bico (PSDC), 7%; Henrique Áreas, 5%; Ricardo Young (REDE), 5%. Não sabem ou não opinaram foram 8% dos entrevistados. E 1% rejeitam todos.

Avaliação da administração Fernando Haddad também foi avaliada. Apenas 13% a consideram ótima ou boa, outros 30% consideram regular e 57% falaram que a gestão de Haddad é ruim ou péssima. Segundo o Ibope, 76% desaprovam a forma como petista vem administrando o município, 19% declaram que a aprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 5%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo SP-07072/2016.