Esportes

Russo caminha 18 mil quilômetros até o Rio: 'Cidade dos sonhos'

russo.jpgRIO ? De São Petersburgo ao Rio, a pé. Este foi o desafio a que o aposentado Sergey Lukyanov, de 60 anos, se submeteu há 17 meses. A meta já fora traçada há tempos: faltava a coragem de se lançar em viagem ao mundo. Até que, em abril do ano passado, o russo deixou a cidade em que mora para caminhar cerca de 18 mil quilômetros rumo ao que considerava a “cidade dos sonhos”. Como bagagem, uma mochila de sete quilos.

? Era um sonho de infância, que herdei dos livros, visitar o Rio ? disse Lukyanov à agência RT.

No planejamento do andarilho, ele chegaria à cidade olímpica a tempo da cerimônia de abertura, em 5 de agosto. Mas um contratempo de saúde atrasou o cronograma: perdeu 45 dias entre a cirurgia e a recuperação na Rússia. Mas o russo agora busca cumprir, ao menos, o desejo de conhecer Pelé até 18 de agosto, quando parte para outro lugar ? embora não saiba qual, provavelmente, a África.

A jornada de Lukyanov, que precisou até agora de seis pares de tênis, só possível com a colaboração de voluntários pelo caminho. Enquanto alguns contribuíram com dinheiro, outros ajudaram a conseguir vistos, comida e abrigo.

lukyanov.pngPor dia de empreitada, calcula ter caminhado 50 quilômetros até o Rio. Mas engana-se quem pensa que se trata se um aventureiro qualquer: o viajante é detentor do recorde russo e soviético da caminhada de 100 quilômetros em um só dia. Tem na bagagem, durante os 50 anos de carreira, mais de 1350 provas de várias distâncias.

Antes de chegar ao Brasil, o russo caminhou por Cazaquistão, China, Vietnã, Laos, Tailândia, Malásia e Cingapura. De lá, embarcou em avião para cruzar o Oceano Atlântico até Santiago, no Chile. Na rota para o Rio, ainda estavam a Argentina e o Uruguai.

Lukyanov planeja terminar a jornada de 32 mil quilômetros em meados de 2017, ao chegar de volta a São Petersburgo. A pé.