Cotidiano

Rússia 'voltou atrás' em negociações com Washington sobre Síria

G20-CHINA_-GU22T6IEE.1.jpg EUAS HANGZHOU – A Rússia voltou atrás em alguns temas nas negociações que mantém com os Estados Unidos sobre a Síria, o que torna impossível no momento que as duas potências fechem um acordo de cooperação, anunciou neste domingo um funcionário americano de alto escalão.

Mais cedo, o presidente Barack Obama havia dito que os Estados Unidos e a Rússia estavam trabalhando neste domingo na tentativa de concluir um acordo de cessar-fogo na Síria para permitir a entrega de ajuda humanitária ao país, devastado por uma guerra civil.

Segundo um dos representantes do Departamento de Estado dos EUA, o acordo poderia ser anunciado no mesmo dia, já que as negociações acontecem em reuniões paralelas ao encontro do G-20, na cidade chinesa de Hangzhou.

Militares russos e americanos, que apoiam lados opostos ao longo dos cinco anos de guerra civil na Síria, têm se reunido ao longo das últimas semanas para acertar os termos de um acordo.

A guerra civil na Síria já matou 250 mil pessoas e desalojou outros 11 milhões, causando um crise de refugiados no Oriente Médio e na Europa e contribuindo para o surgimento de grupos militantes islâmicos.

A Rússia apoia o presidente sírio Bashar al-Assad, enquanto os EUA trabalham com grupos moderados que o combatem.