Cotidiano

Rússia quer ordem mundial 'pós-ocidental', diz ministro Sergei Lavrov

64936067_Russian Foreign Minister Sergei Lavrov R attends a working session during a meeting of.jpg

MUNIQUE ? O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, fez um apelo, este sábado, para que os líderes das grandes potências caminhem rumo a uma ordem mundial “pós-ocidental”, propondo aos links rússia Estados Unidos uma relação pragmática e de respeito.

? O dirigentes responsáveis devem fazer uma escolha. Espero que esta escolha seja a de uma ordem mundial democrática e justa. Se quiserem, a chamem de “pós-ocidental” ? afirmou Lavrov durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, que reúne líderes como o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e a chanceler alemã, Angela Merkel. Donald Trump não compareceu à conferência.

Lavrov também acrescentou que Moscou quer construir relações com Washington “pragmáticas, de respeito mútuo e reconhecimento de nossa responsabilidade na estabilidade global”.

Ainda falando à plateia da conferência, ele descreveu a Otan como uma “instituição da Guerra Fria”,cuja expansão causou tensões sem precedentes na Europa nos últimos trinta anos.

INFLUÊNCIA CIBERNÉTICA

Lavrov disse, também, que “não vê fatos” que apontem para uma possível influência russa no resultado das eleições de outros países, incluindo os Estados Unidos.

Ele acrescentou que a Rússia não quer que seus cidadãos se envolvam em crimes cibernéticos.