Cotidiano

Rússia nega interferência a favor de Trump em eleição dos Estados Unidos

Russia PutinMOSCOU ? A Rússia classificou nesta segunda-feira de gratuitas as acusações feitas pela CIA, depois que a agência de Inteligência concluiu, segundo o jornal americano ?Washington Post?, que Moscou interferiu nas eleições americanas para favorecer o candidato republicano Donald Trump. Trump

?Na mídia são publicadas com uma surpreendente regularidade informações procedentes de representantes de alto escalão dos Estados Unidos e do Reino Unido, declarou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov. ?Algumas dessas acusações não se sustentam em nenhuma informação, nem sequer fala de provas. Parecem acusações gratuitas, não profissionais, que não têm nada a ver com a realidade?.

De acordo com uma reportagem publicada pelo ?Washington Post? na sexta-feira, que menciona um relatório da CIA, a Rússia interviu para que Trump ganhasse a eleição.

O jornal afirma que pessoas vinculadas à Rússia transmitiram ao portal WikiLeaks e-mails roubados das contas do Partido Democrata e de John Podesta, ex-diretor de campanha da candidata democrata Hillary Clinton, entre outros.

A CIA considera que a Rússia queria que Trump fosse eleito, indicou um representante de alto escalão da agência de inteligência ao ?Washington Post?.

Trump considerou as acusações como sendo ?ridículas? em entrevista para o canal de televisão Fox, e zombou dos analistas da CIA que ?são os mesmos que diziam que o (ex-presidente iraquiano) Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa?.

Em outubro, Washington já havia acusado a Rússia de ter orquestrado vários ataques virtuais para influenciar a campanha presidencial.