Cotidiano

Rússia investiga possível vazamento no Ártico que deixou rio vermelho

RIO – Por que as águas de um rio na região do Ártico, na Rússia, se tornou vermelho de um dia para o outro? Esta é a pergunta que o governo local está tentando responder. Por enquanto, todas as suspeitas caem sobre um complexo industrial localizado bem próximo.

As fotos do rio Daldykan, com cor de sangue, estão circulando pelas redes sociais e gerando repercussão em toda a imprensa russa. De acordo com um jornal estatal chamado “Rossiiskaya Gazeta”, o vazamento em uma tubulação que transporta detritos com alta concentração de cobre e níquel pode ser a razão do desastre. As autoridades do país determinaram uma investigação sobre o caso.

De acordo com a emissora britânica BBC, o complexo industrial Norilsk Nickel, cujo presidente é o bilionário Vladimir Potanin, é o maior produtor de niquel e paládio do mundo. Seus grandes fornos foram construídos na Pensínsula Taimyer, na Sibéria, ainda na época da União Soviética (URSS).

O grupo tem uma instalação perto do Daldykan river, mas reportagens sobre o assunto publicadas pela imprensa local dão conta de que os representantes da companhia dizem não ter ciência sobre qualquer vazamento da empresa no rio ou sobre as razões que causaram a mudança de cor.