Cotidiano

Rússia e Síria dão início à trégua humanitária em Aleppo

A trégua ‘humanitária’ realizada por forças russas e sírias em Aleppo entrou o vigor nesta quinta-feira, depois de várias semanas de uma sangrenta ofensiva contra os rebeldes locais.

A pausa, prevista para durar 11 horas, acontece depois de dois dias que o regime do presidente Bashar al-Assad e seu aliado russo suspenderam o bombardeio dos subúrbios orientais de Aleppo, onde cerca de 250.000 pessoas vivem.

Com a suspensão dos ataques, civis e rebeldes conseguirão sair da cidade e a entrada de assistência médica às vítimas.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que está disposto a prorrogar, na “medida do possível”, a trégua na cidade síria de Aleppo, após uma “dura” reunião em Berlim com os mandatários de França e Alemanha, François Hollande e Angela Merkel.

? Revelamos nossa intenção de prorrogar, na medida do possível e em função da situação real no terreno, a suspensão dos nossos ataques aéreos ? declarou Putin em entrevista coletiva transmitida pela TV russa após a reunião.

? Saímos desse encontro com a impressão de que pode haver uma prolongação da trégua, mas cabe ao governo sírio e à Rússia provar isso ? declarou Hollande.

Aleppo se tornou o principal front da guerra que devasta a Síria desde 2011 e que deixou mais de 300 mil mortos.O presidente francês e a chanceler alemã não excluíram a imposição de sanções contra a Rússia pelo bombardeio de civis em Aleppo, ao final da reunião com Putin.

? Tudo que represente uma ameaça pode ser útil ? declarou Hollande à imprensa sobre o tema, enquanto Merkel estimou que “não podemos nos privar desta opção”.

Sobre as possíveis sanções, o presidente francês declarou que “as opções estão abertas”, e citou “indivíduos responsáveis que realizam este tipo de ações e crimes”.

A Assembleia Geral da ONU analisará ainda nesta quinta-feira a situação em Aleppo, após o Conselho de Segurança fracassar na adoção de uma resolução para acabar com os bombardeios russos e sírios contra a cidade do norte da Síria.

Apesar da trégua em Aleppo, no norte da Síria, jatos turcos realizaram 26 ataques aéreos em áreas ocupadas po curdos no país. Cerca de 160 a 200 militantes morreram, segundo o exército turco. A Turquia, principal país apoiador do rebeldes contrários a Assad, entrou nos conflitos sírios em agosto.