Cotidiano

Rússia e Síria anunciam trégua em Aleppo para quinta-feira

BEIRUTE ? As forças sírias e russas anunciaram que suspenderão por oito horas os ataques nos distritos ao leste da cidade de Aleppo na quinta-feira. A “pausa humanitária” visa permitir que civis e militares possar sair com segurança da cidade, segundo o tenente-general russo Serguei Rudskoi em Moscou.

As autoridades para assuntos humanitários da ONU pediram aos combatentes que realizem tréguas semanais de 48 horas a fim de permitir a entrada de suplementos nas regiões sitiadas de Aleppo e a retirada de doentes e feridos, mas as forças russas e sírias aumentaram os ataques em áreas controladas pelos rebeldes nas últimas semanas. A União Europeia classificou a pausa nos bombardeios como “um passo positivo” para um acordo.

Vitaly Churkin, embaixador da Rússia na ONU, disse sede das Nações Unidas em Nova York que a trégua de oito horas foi uma decisão unilateral . Uma pausa de 48 ou 72 horas nos ataques “vai exigir algum tipo de acordo mútuo”, segundo ele ele.

Líderes russos e sírios estão a tirar partido de uma proposta apresentada no início deste mês pelo enviado da ONU para permitir a libertação de militantes ligados à Al Qaeda para ir em troca de paz.

Insurgentes no leste de Aleppo, juntamente com muitos habitantes da cidade, recusaram a proposta por desconfiança do governo de Bashar al- Assad.