Esportes

Rússia é liberada para competir no Badminton na Rio-2016

RIO – Os atletas russos foram liberados pela federação mundial de badminton para competir nos Jogos Olímpicos e se juntar aos demais membros da delegação que estão a caminho do Rio para a competição. O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda precisa validar a decisão.

De acordo com o Comitê Olímpico Russo, a lista final com a relação de todos os competidores será anunciada entre os dias 30 e 31 de julho.

“Nós tivemos um programa de exames antidoping rígido, especialmente no momento que antecede o Rio 2016, e todos os quatro atletas russos foram testados dentro e fora da competição e suas amostras foram analisadas fora da Rússia”, disse a o presidente da federação mundial de Badminton Thomas Lund.

No começo da semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu não banir toda a delegação russa — mas ordenou que atletas com antecedentes de uso de substâncias proibidas fossem cortados da edição. Até agora, dos 387 russos classificados para os Jogos, 108 foram impedidos de competir no Rio-2016.

Ao liberar a participação russa nos Jogos após o escândalo de doping, o COI deixou a decisão final a critério das federações internacionais responsáveis por cada esporte. As federações de boxe, ciclismo, golfe, ginástica, handebol, taekwondo, halterofilismo e luta livre ainda não se manifestaram.