Esportes

Rússia e Arábia Saudita abrem Mundial no único jogo de hoje

Moscou – Tão logo a cerimônia de abertura chegar ao fim, na manhã de hoje, a Copa do Mundo 2018 dará início às disputas com a partida entre Rússia e Arábia Saudita, às 12h (de Brasília), pela 1ª rodada do Grupo A.

As duas seleções são as piores no ranking da Fifa entre as 32 participantes do Torneio. Assim, Uruguai e Egito, as outras duas integrantes da chave, são as favoritas para avançar de fase – se enfrentarão amanhã.

Para os russos, a meta é não passar vergonha em casa, o que tem acontecido em suas últimas exibições. A equipe é comandada por Stanislav Cherchesov, que em 20 jogos acumula apenas cinco vitórias, seis empates e nove derrotas, com 30 gols marcados e 26 sofridos.

Desde que deixou a Copa 2014 sem nenhuma vitória, a seleção da Rússia, que não disputou as eliminatórias para este Mundial por ser o país-sede, disputou e classificou-se com facilidade à Eurocopa 2016, mas deixou a competição França também sem nenhuma vitória. Já na Copa das Confederações do ano passo conseguiu vencer um jogo (Nova Zelândia), mas passou vergonha mais uma vez ao ser eliminada na primeira fase. No time titular, os destaques são o meia Golovin e o atacante Fedor Smolov.

Aposta técnica

Já a Arábia Saudita, que trocou de técnico quatro vezes nos últimos quatro anos, volta a Copa depois de ter ficado de fora em 2014. Neste ciclo, começou a jornada rumo a Rússia com o romeno Cosmin Olaroiu, mas, sem grandes nomes no elenco, apostou depois em treinadores. Foi comandada pelo holandês Bert van Marwijk (finalista com a Holanda na Copa 2010 e agora na seleção da Austrália) e pelo argentino Edgardo Bauza (ex-São Paulo e seleção argentina) antes da chegada do atual técnico, o argentino Juan Antonio Pizzi, campeão da Copa América 2016 com o Chile, mas demitido por não classificar o país á Rússia 2018. Ele chegou à seleção saudita em novembro do ano passado.

Tite repete time que venceu a Áustria e indica titulares para estreia na Copa

Sochi – O técnico Tite indicou no treino de ontem qual vai ser o time do Brasil na estreia da Copa do Mundo, no domingo, às 15h (de Brasília), contra a Suíça. Na atividade dessa quarta-feira, ele repetiu os titulares da equipe que venceu a Áustria, no último amistoso, com Neymar entre eles.

Se confirmar, o comandante levará a campo a mesma base que usou em quase todas as partidas das Eliminatórias da América do Sul, com a formação do time no 4-1-4-1: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Philippe Coutinho, Paulinho e Neymar; Gabriel Jesus.

As diferenças em relação ao time que classificou o Brasil com antecedência para o Mundial seriam as entradas de Danilo no lugar do machucado Daniel Alves e de Thiago Silva no posto que sempre foi de Marquinhos.

Foi com esse time que o Brasil começou o último amistoso antes do Mundial e venceu a Áustria por 3 a 0, com gols de Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

No penúltimo, há pouco menos de duas semanas, contra a Croácia, a alternativa havia sido entrar com Fernandinho no meio-campo, para poupar Neymar de um esforço exagerado no seu retorno pós-operatório. Tite também aproveitou para observar uma de suas variações de jogo, mais defensiva.

Desfalques

O único desfalque em relação aos convocados, por enquanto, fica por conta de Fred. Ele voltou a ficar de fora dos trabalhos de ontem e completou seis dias sem treinar. Renato Augusto, embora já tenha voltado a trabalhar com o grupo, ainda sente dores no joelho esquerdo por conta de uma inflamação.