Esportes

Rússia disputará os Jogos do Rio sem campeões olímpicos e mundiais

russos.jpg

A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de dar poder para as federações internacionais de cada esporte de decidirem sobre a participação dos russos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro provocou uma nova onda de vetos a atletas do país na Olimpíada.

A ausência da equipe de atletismo já deixou de fora grandes nomes como a bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva (Atenas-2004 e Pequim-2008), a campeã mundial de salto em distância, Mariya Kuchina, e o bicampeão europeu dos 110m com barreiras, Sergey Shubenkov.

Entre os 67 atletas vetados do time de atletismo, ainda estão o campeão mundial de 2013 do salto em distância, Aleksandr Menkov, a medalhista de prata no revezamento 4x400m em Londres-2012, Antonina Krivoshapka, a campeã europeia do salto com vara em 2014, Anzhelika Sidorova, e a vice-campeã mundial de 2013 do salto triplo, Ekaterina Koneva. Ainda estão de fora outros medalhistas olímpicos como Tatyana Petrova Arkhipova, bronze na maratona de Londres-2012, e Yevgeniya Polyakova, ouro no revezamento 4x100m em Pequim-2008.

A única atleta russa liberada para competir no atletismo é Darya Klishina, do salto em distância. Nem a delatora do esquema de doping russo, Yulia Stepanova, escapou do veto.

NATAÇÃO

FILES-OLY-2016-RUS-RUSSIA-SWIM-GN42QUF97.1.jpg

Na natação, sete atletas foram proibidos de participar dos Jogos por terem violado as regras antidoping. Quatro deles, por conta do histórico do uso de substâncias proibidas em outras edições olímpicas. Os outros três foram citados na investigação da comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada), cujo relatório apontou indícios de participação ativa do governo russo no encobrimento de casos fraudulentos. Entre os punidos estão Vladimir Morozov, Yulia Efimova e Nikita Lobintsev, três medalhistas dos Jogos de Londres-2012.

Morozov, especialista em nado livre e nado costas, tricampeão do mundo em piscina curta, faturou o bronze no revezamento 4x100m na edição britânica ao lado de Lobintsev, que também conquistou a prata nos 4 x 200m, em Pequim-2008. Tetracampeã mundial, Efimova ficou em terceiro lugar nos 200 metros peito em Londres.

REMO

No remo, a Federação Internacional (Fisa), excluiu três dos 11 integrantes da equipe russa. Ivan Balandin, membro do time de oito, teve seu nome citado no relatório da Wada. Anastasia Karabelschikova, do time de oito feminino, e Ivan Podshivalov, da equipe de quatro sem timoneiros masculina, já haviam sido retirados da delegação russa.

CANOAGEM

Russian Doping-G0H2QVT20.1.jpg

Na canoagem, cinco atleas russos foram vetados de participar dos Jogos Olímpicos pela Federação Internacional do esporte (ICF). Entre eles, estão, o atual campeão olímpico categoria K2- 200m, Alexander Dyachenko.

Também estão fora do Rio-2016, o campeão europeu Andrey Kraitor (C1 200m), Alexey Korovashkov (C2 1000m), que ganhou uma medalha de bronze olímpica, além de Yelena Aniushina (K2 500 m) e Natalia Podolskaia (K1 200 m).

LEVANTAMENTO DE PESO

Tetracampeã mundial do levantamento de peso e prata em Londres-2012, Tatiana Kashirina também está fora da disputa do Rio-2016.

LUTA LIVRE

Bicampeão mundial de luta livre, Viktor Lebedev, foi pego no doping e também está vetado dos Jogos Olímpicos.