Cotidiano

Rússia critica chanceler britânico por defender protestos pela Síria

MOSCOU ? O governo russo criticou o chanceler britânico, Boris Johnson, por suas declarações a favor da realização de protestos ante a embaixada de Moscou em Londres contra os bombardeios na cidade síria de Aleppo. Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores classificou o comentário de Johnson de vergonhoso.

? A declaração que ele fez convocando protestos em frente à embaixada russa é uma vergonha. É vergonhoso. É uma vergonha pela simples razão de que agora está se tornando claro quem está por trás das chamadas organizações e movimentos sociais e representantes da sociedade civil que saem às embaixadas russas em ocasiões diferentes ? afirmou Maria Zakharova nesta quarta-feira, segundo a agência Interfax.

Os bombardeios contra a área controlada por rebeldes em Aleppo têm sido atribuídos às forças do presidente russo, Vladimir Putin. Moscou, que nega as acusações, sustenta que é fruto de uma ?histeria russofóbica?, nas palavras do porta-voz do Ministério da Defesa, o major-general Igor Konashenkov.

A cidade síria de Aleppo tornou-se o epicentro da guerra civil de cinco anos na Síria. Em um debate no Parlamento britânico na terça-feira, Johnson disse que gostaria de ver protestos ? em alusão a Aleppo ? e criticou as organizações pacifistas que encheram as ruas de Londres contra a guerra no Iraque.

? Realmente gostaria de ver manifestações ante a embaixada russa ? afirmou Johnson, para depois acrescentar: ? Não parece que haja um sentimento de horror proporcional entre esses grupos contra a guerra.