Cotidiano

Rússia cobra desculpas da Fox News após apresentador chamar Putin de assassino

MOSCOU ? O governo russo pressionou nesta segunda-feira o canal “Fox News” a se desculpar publicamente pelos comentários altamente críticos de um dos seus apresentadores sobre o presidente Vladimir Putin. Em entrevista com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Bill O’Reilly chamou o chefe do Kremlin de assassino. A declaração de desconforto das autoridades russas veio do porta-voz do governo em uma conferência telefônica com jornalistas.

? Nós consideramos estas palavras da Fox TV inaceitáveis e insultantes. E, honestamente falando, preferiríamos receber um pedido de desculpas de um canal de TV tão respeitado ? disse o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, a jornalistas.

O’Reilly fez o comentário enquanto tentava pressionar Trump a explicar com mais detalhes as razões para respeitar o presidente russo. O apresentador não disse explicitamente quem pensa que Putin teria matado. A Rússia é frequente alvo de condenações da comunidade internacional, no entanto, sobretudo, por seus ataques aéreos contra a população na Síria, país que há seis anos vive uma sangrenta guerra civil.

Em resposta ao comentário do apresentador, Trump disse que os EUA também não são “inocentes”. A reação do presidente vem repercutindo negativamente, inclusive por políticos republicanos.