Cotidiano

Rússia classifica acusações dos EUA de amadoras

Russia PutinMOSCOU ? O Kremlin denunciou nesta segunda-feira o ?amadorismo? das acusações de ciberataque feitas pelos Estados Unidos, cujos serviços de Inteligência acusam Moscou de dirigir invasões cibernéticas para influenciar as eleições americanas do ano passado. Em uma entrevista coletiva, o porta-voz Dmitry Peskov disse que as alegações são uma reminiscência de um ?caça às bruxas? ? mesma expressão usada anteriormente pelo presidente eleito Donald Trump, que expressou dúvidas sobre a autoria dos ciberataques.

? São acusações absolutamente infundadas, de um nível amador ? disse Peskov. ? Começam a nos cansar.

Trump, que já vinha adotando uma postura em defesa a Moscou, disse que as acusações contra a Rússia faziam parte de um ?caça às bruxas? capitaneada pelos seus adversários, que estariam ?envergonhados? pela derrota na disputa presidencial.

Em entrevista ao ?New York Times? na última sexta-feira, Trump voltou a expressar dúvidas sobre a autoria da Rússia nas invasões cibernéticas. Perguntado por que ele pensa que havia tanta atenção sendo dada aos ataques cibernéticos russos, o presidente eleito respondeu que a motivação é política.

? Eles foram derrotados nas eleições. Eu ganhei mais condados nas eleições do que Ronald Reagan ? disse Trump. ? Eles estão muito envergonhados com isso. Até certo ponto, é uma caça às bruxas. Eles só se concentram nisso.

Na semana passada, as principais autoridades da Inteligência americana testemunharam ante o Congresso e culparam diretamente o presidente russo, Vladimir Putin, por ter ordenado invasões cibernéticas para interferir nas eleições presidenciais dos EUA e favorecer Trump.