Cotidiano

Rússia anuncia trégua humanitária de 10 horas em Aleppo

201610301417082162_AFP.jpg

MOSCOU ? Uma nova trégua humanitária na cidade síria de Aleppo foi anunciada nesta quarta-feira pelo Exército russo. Segundo um comunicado, o presidente Vladimir Putin ordenou o cessar-fogo durante 10 horas na próxima sexta-feira. A decisão, segundo Moscou, foi tomada de comum acordo com as autoridades sírias.

? Foi tomada a decisão de declarar em Aleppo uma ‘pausa humanitária’ no dia 4 de novembro das 09h00 às 19h00 (04h00 – 14h00 de Brasília) ? declarou o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov.

Uma primeira trégua humanitária de três dias em Aleppo declarada pelos Exércitos russo e sírio expirou em 22 de outubro. Foram criados oito corredores humanitários para a saída de civis, feridos e combatentes. Mas os caminhos permanecem desertos, porque não é seguro atravessar o local.

? Todos os corredores humanitários estabelecidos anteriormente vão continuar para permitir a saída de civis e combatentes ? disse o general Gerasimov, com um pedido para que os combatentes deixassem a cidade: ? Dado que os nossos colegas americanos são incapazes de separar a oposição dos terroristas, falamos diretamente aos líderes de todos os grupos armados e pedimos que cessem os combates e deixem Aleppo com suas armas.

Os rebeldes, no entanto, rejeitaram as demandas russas para se retirarem de Aleppo até a noite de sexta-feira, disse um integrante de uma facção insurgente.

? Isso está completamente fora de questão, não vamos desistir da cidade de Aleppo para os russos e não nos renderemos ? disse Zakaria Malahifji, do grupo rebelde Fastaqim.

O Exército sírio, apoiado pela aviação russa, lançou em 22 de setembro uma vasta ofensiva para retomar os bairros da zona leste de Aleppo. A segunda maior cidade da Síria é considerada o epicentro da guerra civil, que já provocou centenas de milhares de mortes e desencadeou a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.