Cotidiano

Rússia anuncia envio de porta-aviões para costa Síria

MOSCOU / NOVA YORK ? A Rússia anunciou nesta quarta-feira o envio de um porta-aviões à costa da Síria, num momento em que Moscou e Washington discutem a fracassada trégua negociada entre os países. Aliada do regime de Bashar al-Assad, a Rússia foi acusada pelos Estados Unidos de atacar um comboio humanitário na região de Aleppo.

? Atualmente, a força naval russa no Mediterrâneo oriental está composta de seis navios de guerra e três ou quatro barcos de apoio ? disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu. ? Para aumentar nossas capacidades militares planejamos somar ao grupo nosso porta-aviões Admiral Kuznetsov.

Em Nova York para um encontro do Conselho de Segurança da ONU, o chanceler russo, Sergei Lavrov, pediu nesta quarta-feira uma ?investigação completa e imparcial? sobre o bombardeio aéreo que atingiu caminhões que transportavam ajuda humanitária.

Lavrov afirmou que um cessar-fogo intermediado com os Estados Unidos em 9 de setembro só funcionaria se houvesse uma abordagem abrangente com medidas simultâneas tomadas por todas as partes envolvidas na guerra.

? Caso contrário, nada vai acontecer. Não haverá nenhuma pausa unilateral.

Os Estados Unidos apontaram a Rússia como responsável pelo ataque e disseram que foi uma ?enorme tragédia humanitária?.

? Consideramos o governo russo responsável por ataques aéreos neste espaço, uma vez que seu compromisso nos termos da cessação das hostilidades era certamente parar as operações aéreas onde a assistência humanitária está fluindo ? afirmou o vice-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, na terça-feira.

Ele disse que os Estados Unidos preferem continuar com o cessar-fogo na Síria, mas estão preocupados com a falta de demonstração de boa fé da Rússia.

A ONU voltou atrás na terça-feira na descrição da agressão ao comboio de ajuda humanitária como ataques aéreos, dizendo não ter provas conclusivas sobre o que aconteceu.

A Rússia, que nega que suas aeronaves ou as de seus aliados do governo sírio tenham se envolvido, disse na terça-feira que acredita que o comboio não foi atingido do ar, mas que pegou fogo por causa de algum incidente em terra.

O Crescente Vermelho da Síria disse que o chefe de um de seus escritórios locais e ?cerca de 20 civis? foram mortos, embora outros saldos de mortos difiram dessa cifra.

Após a explicação dos russos, a ONU divulgou uma versão revisada de um comunicado anterior, retirando o palavreado sobre ?ataques aéreos? e o substituindo por referências a ?ataques? não especificados.

A ação de segunda-feira levou a ONU a suspender todas as remessas aéreas de ajuda para a Síria e deixou os esforços mais recentes de pacificação à beira do colapso.