Cotidiano

Rússia alerta para ?mudanças tectônicas? caso EUA ataquem forças sírias

201610010458384239_AFP.jpg

MOSCOU ? Uma ?agressão direta? dos EUA contra o governo sírio e suas forças armadas que combatem rebeldes pode levar a ?mudanças tectônicas? no Oriente Médio, ameaçou Maria Zakharova, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, em entrevista à agência RIA neste sábado.

Os dois países lutam em lados opostos na guerra civil síria, que já deixou mais de 400 mil mortos desde o início dos combates, em 2011. Eles lutam juntos contra o Estado Islâmico, mas os EUA apoiam as forças rebeldes que querem depor o presidente Bashar al-Assad, aliado de Moscou.

Nos últimos dias, as tensões entre os dois países se acirraram na Síria. Em apoio às forças do governo, a Rússia vem realizando ataques aéreos na cidade de Aleppo, reduto de grupos rebeldes. Os EUA pedem um cessar-fogo de 7 dias para que ajuda humanitária possa chegar à região, mas os russos não aceitam.

? Esse prazo é totalmente suficiente para que os grupos terroristas possam conseguir munição, descansar seus combatentes e reagrupar suas forças ? declarou Sergei Ryabkov, vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, na quinta-feira.

Neste sábado, jatos russos continuaram a ofensiva, com bombardeios em áreas ao norte de Aleppo.