Cotidiano

Rússia aceita EUA na mesa de diálogo sobre a Síria após posse de Trump

201611141056367293_AP.jpgMOSCOU – A Rússia concordou que os Estados Unidos assistam às conversas de paz sobre a Síria, que acontecem em 23 de janeiro na capital do Cazaquistão – informou o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, nesta quinta-feira (12). Síria

? Os Estados Unidos definitivamente deveriam ser convidados, e isso foi o que acordamos com a Rússia ? disse o ministro à imprensa, em Genebra, depois de uma conferência internacional sobre o Chipre.

No mês passado, Rússia e Turquia acertaram um cessar-fogo, sem envolver os Estados Unidos. Washington já havia mediado tréguas anteriores.

O cessar-fogo começou em 30 de dezembro e levou alívio ao país. Em algumas áreas, porém, os confrontos continuaram.

? Precisamos manter o cessar-fogo ? disse Cavusoglu, acrescentando que “isso é essencial para as conversas de Astana”.

O ministro das Relações Exteriores disse que os convites para a mesa de diálogo serão enviados semana que vem e que Washington deve estar presente.

? Ninguém pode ignorar o papel dos Estados Unidos. E isso é uma posição de princípios para a Turquia. Os que contribuíram, ou que vão contribuir, deveriam estar lá, e não apenas para as fotos de família. Já sabem o que quero dizer. O objetivo das conversas é alcançar uma solução política, que é a melhor solução.