Esportes

Rúgbi renova concessão de uso para treinos da equipe

Convênio foi assinado na semana passada e prevê a utilização do campo do complexo esportivo da Vila Industrial por um prazo de mais quatro anos

O campo do complexo esportivo da Vila Industrial será utilizado para os treinos da modalidade de rúgbi em Toledo. O convênio visando a renovação do uso do espaço foi assinado na semana passada, na sala de reuniões do gabinete, pelo prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, na presença de atletas da equipe e do o secretário de Esportes e Lazer, Emerson Jerônimo. A modalidade em Toledo conta com 15 atletas no feminino, 12 no masculino adulto e 12 no juvenil feminino.

A equipe já representou o município em diversas competições, entre elas as etapas da Taça Paraná Adulto a Taça Paraná Infantojuvenil, Jogos Abertos e Jogos da Juventude. Nos jogos Abertos, a equipe feminina conquistou por três vezes o título de campeã.  O termo de concessão de uso do campo para os treinos foi renovado por um período de mais quatro anos.

A equipe treina no local às terças e quintas-feiras, a partir das 21h, e aos sábados, às 15h. Interessados devem procurar a presidente do Clube de Rúgbi, Rafaela Mottin, no local. Podem participar meninos e meninas a partir dos 12 anos de idade. O município apoia a modalidade cedendo o espaço para treinos, uma integrante do Bolsa Atleta para coordenador os treinos, além de contribuir com o pagamento de taxas e auxilio nas despesas para viabilizar a participação dos atletas em competições.

A modalidade foi introduzida em Toledo em 2010 e desde 2013 conta com uma equipe que participa de diversas competições representando o município. Conforme o prefeito de Toledo, o rúgbi esta entre as 55 modalidades esportivas oferecidas pelo município, representando diversas opções de lazer e prática esportiva para as crianças, jovens e adultos. Segundo ele, os princípios do esporte auxiliam na formação do cidadão e contribuem para o seu desenvolvimento, tanto físico como cidadão, estimulando o convívio em sociedade, a organização, a responsabilidade e o trabalho em equipe. Ele destacou ainda que ao longo dos anos o município tem se estruturado e hoje conta com uma estrutura física invejável para a prática esportiva e para o desenvolvimento do esporte.

Conforme o secretário de Esportes, o rúgbi é uma modalidade esportiva muito bem organizada no município e que está conquistando o seu espaço. As demais atividades nas escolinhas começam em março. Antes os professores participaram de um curso, visando a melhoria da qualificação profissional da equipe.