Esportes

Rúgbi: Fiji massacra e conquista seu primeiro ouro na história olímpica

2016-08-09t171133z_1676858864_rioec891br8x5_rtrmadp_3_olympics-rio-rugby-m.jpgRIO – Depois de 11 participações das quais seus atletas saíram dos Jogos Olímpicos de mãos abanando, esta quinta-feira é histórica para para a população de quase 900 mil pessoas que habitam as 332 ilhas do arquipélago de Fiji, no sul do Pacífico que tem o rúgbi como esporte nacional. Bastou que a prática fosse reinserida no programa olímpico para que o país conquistasse na Rio-2016 sua primeira medalha na história da competição: e logo a de ouro. Atuais bicampeões do circuito mundial masculino, os Bati, como são conhecidos, não deram chances à Grã-Bretanha na decisão, disputada na tarde desta quinta-feira, em Deodoro, e venceram por 43 a 7.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

A força da equipe no rugby é inversamente proporcional à apresentada no futebol, eliminada do torneio olímpico da modalidade com três goleadas. Na decisão do rúgbi, a seleção da Oceania não encontrou dificuldades para abrir vantagem e chegou a fazer 36 a 0, para delírio do público brasileiro, que lotou o estádio e abraçou a equipe contra a pátria do esporte.

Na disputa pela madalha de bronze, realizada na preliminar, também não houve surpresa: a África do Sul não encontrou resistência do Japão e venceu por 54 a 14. O Brasil perdeu a disputa pelo 11º lugar para o Quênia, por 24 a 0, e ficou na última posição do torneio.

A última vez que o rúgbi tinha sido disputado nos Jogos Oímpicos foi em Paris-1924. Na ocasião, o esporte aconteceu na modalidade de 15 atletas e os EUA ficaram com o ouro, a anfitriã França com a prata e a Romênia com o bronze.