Cotidiano

Royalties de 'Stairway to Heaven' são avaliados em US$ 58 milhões durante julgamento

LOS ANGELES ? ?Stairway to heaven? rendeu US$ 58,5 milhões a Robert Plant e Jimmy Page ao longo dos anos, afirmou um especialista nesta sexta-feira, durante o julgamento por plágio de uma canções mais famosas do Led Zeppelin. A lendária dupla de compositores é acusada de copiar no clássico de 1971 o riff de abertura da canção ?Taurus?, lançada pela banda Spirit em 1967.

O processo foi aberto por Michael Skidmore, responsável pelo legado de Randy Wolfe, falecido guitarrista do Spirit e autor de “Taurus”. Durante o julgamento nesta sexta, em Los Angeles, o advogado de Skidmore chamou para depor Michael Einhorn, especialista em royalties de músicas, para falar sobre os danos relacionados ao caso.

No processo, Skidmore pede que Wolfe seja incluído como co-autor da música e receba uma indenização ainda não definida. O julgamento vem sendo acompanhado de perto por Page, de 72 anos, e Plant, 67. Os dois compareceram às sessões.

Page testemunhos na quarta e na quinta, sendo questionado sobre as possíveis semelhanças entre as canções. O guitarrista disse não se lembrar de ?Taurus? até recentemente, quando as comparações entre as músicas começaram a ser feitas. Ele também afirma que a estrutura cromática descendente do riff que está no centro da discussão está presente em várias outras músicas, entre elas “Chim Chim Cher-ee”, do clássico “Mary Poppins?, da Disney.

Na sexta-feira o advogado do Led Zeppelin levou o especialista em música Lawrence Ferrara ao tribunal. Ele usou o mesmo argumento de Page, alegando que a única semelhança entre “Taurus” e “Stairway to Heaven” é uma ?progressão cromática descendente?. Segundo Ferrara, esse elemento musical é usado há 300 anos.