Cotidiano

Roteiro em prédios de Copacabana com estilo art déco é sucesso de público

INFOCHPDPICT000016050416RIO? Toda segunda quarta-feira do mês é dia de voltar no tempo em Copacabana. O Roteiro Art Déco se tornou uma concorrida opção de lazer no bairro, permitindo que moradores e turistas conheçam a região por meio das construções desse estilo arquitetônico, que surgiu na Europa nos anos 1920. A atividade foi idealizada por um grupo de empresários do Lido que, em 2009, decidiu arregaçar as mangas e trabalhar pela região. O hoje ?Polo Lido+Leme? promove essa e outras ações, que buscam a revitalização do bairro, o incentivo aos comerciantes e o lazer dos moradores.

O responsável por guiar esse roteiro é o historiador Milton Teixeira, que leva os visitantes a onze prédios do bairro. O passeio, que começa às 14h na Rua Ronald de Carvalho 55, inclui uma parada para histórias no Beco das Garrafas.

? Esses prédios são abertos especialmente para nós. Conhecemos obras de artes que são vetadas ao grande público. O mais antigo dos edifícios é o Ribeiro Moreira, na Ronald de Carvalho com a Avenida Atlântica. Esse foi o primeiro arranha-céu de Copacabana. O hall de entrada e os espelhos estão intactos. Foi feito para durar ? explica Teixeira.

O historiador conta que, em 1926, a legislação mudou, passando a permitir a construção de residências com mais de quatro andares.

? Copacabana foi um bairro que despontou a partir dos anos 20. Nessa época, não era mais vantagem fazer residências, os terrenos eram muito caros. Com a aprovação da nova lei, os primeiros a ocuparem os prédios foram os portugueses. Os arranha-céus tinham oito andares. Ficavam exatamente na área do Lido, que era menos povoada. ? relata.

Nessa época, o Art Déco, era o estilo arquitetônico em alta. Para Teixeira, é importante que as pessoas conheçam essa parte da história do bairro:

? Quem procura a história vai atrás da sua identidade. Não é possível ir para frente se não visitarmos o que está atrás.

PROTEGIDO POR DECRETO

INFOCHPDPICT000038827534Um decreto assinado pelo então prefeito Marcello Alencar, em 1992, criou a Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) do Lido e adjacências para preservar os exemplares arquitetônicos significativos no período de 1920 a 1950. As décadas abrangem exatamente o auge do Art Déco, segundo o arquiteto e urbanista David Cardeman. Autor do livro ?O Rio de Janeiro nas alturas?, ele destaca as principais características do estilo:

? Esculturas em forma de animais, principalmente nas portarias dos prédios, além de granitos importados, tons em rosa e fachadas muito verticais são as principais características desse estilo. O cinema Roxy é um exemplo de prédio construído em Art Déco no bairro.

No decreto assinado por Alencar consta que ?a área conhecida como Lido representa um valioso documento de ocupação vertical do bairro de Copacabana?. Cardeman reafirma que a região tem a maior concentração de prédios neste estilo na cidade. A área delimitada pela Apac abrange prédios nas avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana e nas ruas Belford Roxo, Carvalho de Mendonça, Duvivier, Fernandes Mendes, Ministro Viveiros de Castro, República do Peru, Rodolfo Dantas e Ronald de Carvalho.

? O Art Déco surgiu em 1923 depois de uma exposição internacional de arte decorativa realizada na França. Então, os arquitetos daqui começaram a copiar a arquitetura francesa que estava fazendo sucesso ? explica Cardeman.