Cotidiano

Roteirista de Mulher Maravilha revela: ?obviamente? já teve relações gays

Mulher_Maravilha_2016.jpg

RIO ? O roteirista Greg Rucka, que comandou os trabalhos na DC Comics da Mulher Maravilha durante a década de 2000 e retornou à empresa para nova série comemorativa de 75 anos da personagem, fez uma curiosa revelação sobre a heroína. Em entrevista ao site Comicosity, Rucka confirmou uma teoria há muito especulada pelos fãs. Por viver em Themyscira, paraíso habitado apenas por Amazonas, ?obviamente? ela já teve relacionamentos com outras mulheres.

? Se estamos dizendo se Diana (nome da personagem) se apaixonou e teve relações com outras mulheres? Como Nicola e eu a abordamos, a reporta é obviamente sim ? disse Rucka, ao ser questionado se a heroína seria ?queer? (termo em inglês usado para definir pessoas que não se identifiquem como heterossexuais).

Apesar de reconhecer a demanda do público por personagens que representem minorias em séries de sucesso, o roteirista deixa claro que o seu trabalho é ?servir ao personagem da melhor forma?. Segundo ele, a identificação ?queer? da Mulher Maravilha é importante para a narrativa porque Themyscira é representado como um paraíso. Contudo, para as Amazonas, a concepção de ?gay? simplesmente não existe.

? Supõe-se que (Themyscira) seja o paraíso. Você deve poder viver com felicidade. Você deve poder ? num contexto onde você pode ser feliz, e parte das necessidades individuais para a felicidade é ter um parceiro ? ter uma relação gratificante, romântica e sexual. E as únicas opções são mulheres ? explicou Rucka. ? Mas uma Amazona não olha para outra Amazona e diz: ?você é gay?. Esse conceito não existe.

Para Rucka, uma personagem tão complexa não pode ser reduzida à identidade sexual. Nas revistas, suas relações com outras Amazonas são contadas de maneira sutil, mas não deixam dúvidas para os fãs. Tanto que essa teoria já existia há anos.

? O personagem precisa levantar e dizer: ?EU SOU GAY?, em letras maiúsculas para ficar evidente. Para os meus propósitos, isso é escrever mal. Seria um personagem dizendo algo que não impacta na história ? disse Rucka. ? Eu não sei como deixar isso mais claro! (…) Não importa eu dizer, ?sim, ela é queer? ou ?não, ela não é queer?. O que importa é o que você tira dos livros. Você pode encontrar? Está lá? Então, você terá a sua resposta.

Mesmo com a polêmica, o roteirista tenta deixar claro que os relacionamentos afetivos não diminuem a personagem. Na série, Diana mantém par romântico com Steve Trevor. Neste ano, a Mulher Maravilha resolveu deixar Themyscira de forma definitiva, mas não apenas por causa do relacionamento com Steve.

? Ela não vai embora por causa de Steve, mas porque quer ver o mundo ? disse Rucka. ? Se fosse porque tivesse se apaixonado por um cara, eu acredito que isso diminuiria o seu heroísmo.