Política

Rotativo temporário entrará em vigor em 10 de dezembro

Guardas municipais e agentes de trânsito devem fiscalizar o novo sistema de estacionamento

Rotativo temporário entrará em vigor em 10 de dezembro

Começará a vigorar na terça-feira (10) o sistema de estacionamento rotativo temporário de Umuarama. A reativação ocorre após acordo entre a Prefeitura e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu).

Representantes da Procuradoria Jurídica do município, da Umutrans e Guarda Municipal participaram de uma reunião com a diretoria executiva da Aciu na manhã desta quarta-feira (27), na sede da entidade.

“Dada a proximidade da programação do Natal Encantado e de uma série de fatores, que perpassa decisões judiciais e entraves burocráticos, creio que chegamos à melhor alternativa até que uma concessionária com o know-how necessário possa assumir, mediante licitação”, explica o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.

A diretora de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Carolina Cicote Moreira, expôs a necessidade de uma parceria para que o município possa sanar emergencialmente um problema considerado grave: a escassez de vagas no perímetro coberto pela Zona Azul até o segundo semestre do ano passado.

Por não haver tempo hábil, caberá à Associação Comercial a confecção de 200 mil cartões, que serão distribuídos gratuitamente segundo alguns critérios.

A Prefeitura já iniciará os procedimentos para a confecção de dois milhões de cartões, projetando sanar a demanda posterior.

A logística adotada em comum acordo definiu que cada usuário poderá retirar no máximo cinco cartões de uma única vez nos pontos de distribuição, a sede da Umutrans e diversas empresas filiadas à Associação Comercial espalhadas pela cidade.

Fluxo 

Caberá à Guarda Municipal e a 16 agentes de trânsito, que receberam treinamento, a fiscalização nos horários designados, que são os mesmos da época da Caiuá: das 9h às 17h de segunda a sexta-feira e das 9h às 11h aos sábados.

Cada cartão dará o direito de usufruir de uma vaga por duas horas, no caso dos automóveis, e quatro horas, em se tratando de motocicletas. O tempo de tolerância será de vinte minutos.

O desrespeito ao horário poderá acarretar multa de R$ 195 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: Tribuna Hoje News