Cotidiano

Rotary Guarani doa livros a estudantes

Marechal C.Rondon – Setembro é o mês da Educação Básica e Alfabetização no calendário rotariano, aliado à data de sexta-feira (8), em que se comemora o Dia Mundial da Alfabetização.

Na missão de promover e incentivar a educação, o Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Guarani entregou durante a semana a terceira remessa de obras literárias ao Colégio Estadual do Campo Margarida, do Distrito de Vila Margarida, em Marechal Cândido Rondon.

Nessa remessa foram entregues 35 obras, conforme pedido da escola e disponibilidade dos títulos nas editoras.

A diretora da escola, Dorotea Krummenauer, conta que o cotidiano escolar mudou significativamente com o incentivo: “O interesse pela leitura está grande. Após o recebimento da primeira remessa da doação, a procura é tão intensa que existe lista de espera por determinados títulos”.

Dorotea também conta que a oralidade melhorou, a escrita teve um foco de observação bem pautado. "Hoje já esperamos por resultados em concursos locais, regionais, estaduais e federais."

Conforme a diretora, a doação foi significativa e importante para toda a comunidade escolar: “Estávamos em um momento de renovação e inovação no nosso acervo literário e a doação foi um pontapé inicial feito pelo Rotary Guarani”.

Ela ainda explica que os livros foram escolhidos pelos próprios alunos a partir de pesquisa feita pelos eles mesmos. “Os professores deram sugestões, porém a escolha esteve baseada nos interesses dos educandos. A lista foi apresentada ao representante do Rotary que não mediu esforços para aquisição.”

Doações

Os recursos para a compra dos livros foram obtidos por meio de doações dos companheiros que possibilitaram a compra de 140 obras no total. “O objetivo inicial era conseguir 150, mas pela diferença nos valores de alguns volumes tivemos que reduzir a quantidade”, diz o diretor da pasta Fundação Rotária, dentro do Rotary Guarani, Rodrigo Glesse. “Nossa ideia era deixar algo duradouro para as escolas, que fosse aproveitado por mais tempo”.

Rodrigo lembra que a atuação do Rotary com projetos continua na busca por atingir as reais demandas da comunidade. “Enviamos um e-mail para todas as escolas municipais e creches para que nos passassem quais eram suas necessidades. Estamos em fase de análise das solicitações e de como conseguiremos atender”.

As outras entregas dos volumes foram realizadas em fevereiro e março.