Esportes

Rosberg, que larga em segundo, pode conquistar seu primeiro título na F-1

Enquanto o circo da Fórmula-1 ainda se espanta com a precocidade do holandês Max Verstappen, a temporada atual pode ser a afirmação da experiência. Se o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, confirmar seu favoritismo neste domingo, a partir das 11h, no GP de Abu Dhabi (Rede Globo transmite), ele será o piloto mais velho a conquistar o primeiro título entre os campeões das últimas 20 temporadas ? de Jacques Villeneuve a Lewis Hamilton.

O alemão larga em segundo, logo atrás de Hamilton. O brasileiro Felipe Massa, da Williams, se despede da categoria em décimo; e Felipe Nasr, da Sauber, em 19º.

TABELA: Resultados e classificação da F-1 em 2016

Ao 31 anos e 5 meses, Nico galgou seu espaço aos poucos, desde que chegou à Fórmula-1, em 2006, pela Williams. De estilo discreto, não chamou tanta atenção quanto seu principal oponente dos últimos anos, Lewis Hamilton. Contemporâneo e amigo de infância, o inglês venceu quatro corridas, fez seis pole position e terminou em segundo lugar na temporada de estreia, em 2007. No ano seguinte, com menos de 24 anos, foi campeão pela McLaren.

O alemão, filho do campeão de 82, Keke Rosberg, só venceu o primeiro GP seis anos após sua entrada na F-1, em 2012, na China, já pela Mercedes. Apenas nos dois últimos anos o alemão passou a disputar o título, de fato, devido à supremacia da Mercedes. Em 2014, chegou à Abu Dhabi ainda com chances de título, mas a temporada foi dominada pelo inglês, que conquistou o bicampeonato.

VÍDEO: Como foi o treino classificatório

Ano passado, Rosberg até teve um início promissor e parecia lutar corrida a corrida pela taça. Porém, problemas com o carro e erros cometidos na fase final da temporada deram a Hamilton o tri com três provas de antecedência. Este ano, ele sempre se mostrou sereno, ainda que tenha trocado farpas com o rival.

Agora, com 12 pontos a mais que Hamilton, o campeonato está em suas mãos. Para não ter de fazer contas, basta chegar à frente do inglês. Porém, Rosberg não vai ter a vida facilitada. O companheiro, único que pode batê-lo, mostrou nos treinos do fim de semana que vai brigar pela vitória. Ontem, ele foi o mais rápido no circuito Yas Marina. O alemão ficou em segundo, três décimos atrás do tricampeão.

? Não pude ir mais rápido hoje (ontem), mas isso não mudo meu objetivo de amanhã (hoje): ganhar a corrida ? disse o alemão.

Neste cenário, Rosberg só precisa manter a cautela e subir ao pódio para levar o título. Oportunidade que talvez não apareça de novo na carreira.