Cotidiano

Rondonenses comemoram um ano de nascimentos

Marechal Cândido Rondon – Há um ano o prefeito rondonense Marcio Rauber, acompanhado das equipes da Secretaria de Saúde e de enfermagem e médicos, anunciava que o Hospital Municipal Dr. Cruzatti estava apto a realizar partos e cesáreas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Marechal Cândido Rondon. E, no dia 5 de junho de 2017, nascia Lucas Rafael, filho de Marilete Gauer Schwelender, o primeiro bebê a nascer após um longo período em que gestantes e parturientes ficaram desassistidas desse serviço em Marechal Rondon. De lá para cá, foram 299 nascimentos ocorridos no hospital.

“Estamos muito felizes de acompanhar todo o trabalho realizado, tanto para que os partos voltassem a ocorrer pelo SUS em Marechal Rondon, como pelos serviços executados neste um ano. Os números da nossa maternidade, hoje, são os melhores no País”, celebra o prefeito Marcio Rauber.

Caminho percorrido

O planejamento elaborado para que os partos voltassem a ser realizados foi feito de maneira sistemática, para garantir qualidade. Todo o processo contou com a necessária regularização da documentação do hospital, que na época não existia, da necessidade de composição da equipe (ginecologista e obstetra, pediatra, anestesista e equipe de enfermagem) e dos processos licitatórios. “Tudo foi possível graças ao empenho e à dedicação de toda a equipe da Secretaria de Saúde, que não mediu esforços. Fica aqui registrado o meu agradecimento a todos”, enaltece Rauber.

Segundo a secretária de Saúde, Marciane Specht, para que os partos voltassem a ser realizados, foram investidos, na época, aproximadamente R$ 500 mil. “Já durante o último ano, pensando na manutenção e na melhora contínua dos serviços prestados, foram quase R$ 1,5 milhão investidos”, acrescenta a secretária.

O prefeito destaca ainda que o hospital atende a gestantes de risco habitual e intermediário, procedimentos para os quais está habilitado, o que não impediu a equipe médica de realizar partos de gestantes de alto risco. “É claro que as situações registradas ocorreram devido às gestantes chegarem ao hospital sem o conhecimento do elevado risco, como foi o caso de uma mãe de gêmeos, que, por não ter realizado o pré-natal, acreditava que teria apenas um bebê. Mesmo assim, a equipe, muito qualificada, foi exitosa no atendimento”, lembra Marcio Rauber.

Descentralização

Além dos investimentos no próprio hospital, a Secretaria de Saúde de Marechal Rondon também executou, em 2017, a descentralização do pré-natal. “Pensando em melhorar a qualidade do atendimento às gestantes rondonenses, é que mais esse planejamento da administração municipal foi colocado em prática”, pontua Marciane.

Com a descentralização, as gestantes podem ter o acompanhamento na ESF (Estratégia Saúde da Família) mais perto de casa. “Além da qualidade do atendimento, a redução dos índices de mortalidade materno-infantil, já abaixo do que é pactuado pelo Estado do Paraná, é outro dos objetivos da descentralização”, complementa a secretária.

Hospital referência

Pela qualidade dos serviços prestados, o Hospital Municipal Dr. Cruzatti faz parte, desde o ano passado, da linha guia do Programa Rede Mãe Paranaense como referência em Marechal Rondon. O programa, do governo do Estado, propõe uma organização da atenção materno-infantil nas ações de pré-natal e puerpério, com o acompanhamento do crescimento infantil, principalmente no primeiro ano de vida.