Política

Rondon: arrecadação supera as expectativas

Marechal Cândido Rondon – O balanço do segundo quadrimestre de 2017 da Prefeitura de Marechal Rondon foi apresentado em uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Os números são considerados positivos, a exemplo da arrecadação de 7,4% a mais do que a meta. Os números foram apresentados pelo secretário de Fazenda, Carmelo Daronch, e pelo contador Maico Alexandre Heck.

A audiência foi convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento, que é presidida pelo vereador Valdir Port (Portinho). O objetivo foi a demonstração e a avaliação do cumprimento de metas de janeiro a agosto deste ano.

Além do secretário, do contador e do presidente da comissão, estiveram presentes o diretor executivo do Saae, Dieter Seyboth, os vereadores Vanderlei Sauer, Cláudio Köhler e Josoé Pedralli, além de servidores, assessores e comunidade.

Impostos

De acordo com o secretário Daronch, a arrecadação superou as expectativas principalmente com o aumento do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), do IR (Imposto de Renda), da Cosip (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública), do rendimento de aplicações, das operações de crédito, dos programas e dos convênios para a prefeitura, dentre outros.

O secretário afirma que o balanço foi positivo pelo fato de haver a preservação e o aumento de caixa. “Poderia dizer que está ótimo. Está dentro do projetado”, frisa.

Estável

Outro dado apresentado durante a audiência pública foi sobre a folha salarial, que está abaixo do limite prudencial, que é de 54%. Atualmente, os gastos com pessoal atingem os 50,33% da receita anual do Município, conquistando ainda a estabilidade entre os meses de julho e agosto.