Cotidiano

Romney elogia Trump por mensagem de união nos EUA

NOVA YORK ? Após ter jantado com o presidente eleito, Donald Trump, o republicano Mitt Romney expressou forte apoio ao magnata, que chefiará a Casa Branca a partir de janeiro. Ele tenta apagar as dúvidas de que não está verdadeiramente ao lado de Trump, uma vez que foi um forte crítico da sua candidatura durante as primárias. Hoje, Romney é um dos cotados para ocupar o cargo de secretário de Estado no próximo governo.

O ex-governador de Massachusetts, que foi o candidato republicano à Presidência em 2012 e perdeu para Barack Obama, elogiou Trump por enviar uma mensagem de inclusão e unir as pessoas desde sua vitória nas eleições de 8 de novembro. Romney também citou os nomes escolhidos por Trump para o seu gabinete e o seu desejo por mais unidade entre os americanos.

? Todas essas coisas combinadas me dão uma esperança cada vez maior de que o presidente eleito é exatamente o homem que pode nos guiar ? disse.

As declarações vieram depois de um jantar com o magnata e o líder do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, em um restaurante francês do hotel de Trump em Manhattan. O menu teve sopa de alho com pernas de rã, vieiras, bife e costeleta de cordeiro.

Desde que o presidente eleito começou a seriamente considerar Romney como potencial secretário de Estado, alguns membros da sua equipe expressaram dúvidas sobre a escolha ? sob a justificativa de que apontar um antigo crítico da sua campanha para um cargo tão importante poderia não ser a melhor opção. Em uma postura pública incomum, a sua assessora Kellyanne Conway disse à imprensa no domingo que os seus eleitores se sentiriam traídos pela escolha de Romney para chefiar a diplomacia americana.

? Eu tive uma noite maravilhosa com o presidente eleito Trump ? disse Romney a repórteres na terça-feira. ? Nós tivemos outra discussão sobre questões do mundo e estas discussões foram esclarecedoras, interessantes e envolventes. Eu gostei muito, muito delas.

Na sexta-feira, Trump deverá encontrar pela segunda vez como o general aposentado da Marinha John Kelly, como parte dos seus esforços para escolher um secretário de Estado. O sendor do Tennessee Bob Corker, que lidera o Comitê de Relações Internacionais do Senado, também está entre os cotados para o cargo.